Neste momento de pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Macaé está oferecendo aulas extras online gratuitas aos alunos dos cursos de inglês e espanhol do Centro Municipal de Idiomas (CMI) que atende, prioritariamente, estudantes entre 12 e 18 anos, da rede pública municipal de ensino. Para essas atividades à distância, professoras e alunos aderiram ao Google Classroom (ou seja, Google Sala de Aula), que ajuda as turmas a se comunicarem, economizando tempo e se mantendo organizadas.
De acordo com a coordenação, nenhum aluno será prejudicado caso não possa participar do conteúdo online, já que tratam-se de atividades extras. A matéria regular retomará quando as aulas presenciais voltarem à normalidade. Dessa forma, quem não puder ou não quiser aderir ao Classroom não será prejudicado.
No entanto, neste momento em que as escolas continuam fechadas, as aulas online são consideradas fundamentais para o compartilhamento do aprendizado entre professoras e alunos. Para participar, basta o aluno falar com a sua professora e se cadastrar no sistema. Macaé lançou o projeto “Educação não Para” para atender os alunos do município com aulas a distância enquanto durar a pandemia do coronavírus.
Ferramenta interativa
O Google Sala de Aula é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, distribuição e avaliação de trabalhos. Através desse recurso, as professoras do CMI criaram turmas e distribuem as atividades extras para os alunos cadastrados. É tudo gratuito e a ferramenta permite que professoras e alunos façam perguntas e troquem materiais em tempo real no mural e na agenda virtuais disponíveis. O recurso é acessível e seguro. O conteúdo também pode ser compartilhado via e-mail.