Lucieid Garcia, pedagoga e mestre em Diversidade e Inclusão, é a convidada especial desta segunda-feira (27) às 17h
Dando continuidade às atividades aos seus contemplados, o Motivados Pelo Autismo Macaé (MOPAM) realiza nesta segunda-feira, a partir das 17h, a live no Instagram com o tema ‘Autismo na Escola: O Papel do AEE – Inclusão Escolar’, tendo como convidada especial, Lucieid Garcia, pedagoga e mestre em Diversidade e Inclusão.
Visando atender o público da educação especial, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o recurso que, apesar de ser oferecido aos alunos portadores de alguma deficiência, ainda se faz pouco presente na rede particular de ensino.
Segundo Caroline Mizurine, uma das organizadoras do MOPAM, o período de isolamento social está sendo uma grande oportunidade de reflexão para todos. Aproveitando esse cenário, o MOPAM vem convidar o segmento educacional a refletir sobre a importância de oferecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com deficiência matriculados na rede regular de ensino.
“Considerando a demanda expressiva a cada ano, a rede municipal de ensino vem aumentando aos poucos o número de salas de AEE nas escolas públicas, entretanto, nas escolas particulares, isso não é uma realidade. São poucas as escolas particulares de Macaé que oferecem esse excelente recurso”, ressalta.
De acordo com a coordenadora, a live de hoje mantém o objetivo de conscientizar às pessoas, conforme uma das principais diretrizes do MOPAM e, dessa vez, o assunto está direcionado à educação. Existem muitas variáveis que influenciam na inclusão escolar e o AEE é uma delas. Precisamos falar sobre o assunto de forma clara, concisa e objetiva e, por isso, a convidada do dia é uma professora de AEE.
E, seguindo o programa de entrevistas do MOPAM na rede social, amanhã, terça-feira (28), acontecerá a live com o tema ‘A importância das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (PCD)’, com a participação do Dr. Geraldo Nogueira, advogado, atuante em defesa dos direitos das pessoas com deficiência há mais de vinte anos.
“O Dr. Geraldo é uma inspiração para o MOPAM, que vem chamando a atenção do poder público para nobres causas acerca desse contexto. Um dos principais pontos que iremos esclarecer é a diferença entre o assistencialismo pontual e a promoção de políticas públicas para essa comunidade”, pontua Caroline.
Vale lembrar que, tendo sua fundação em 2017, o projeto é coordenado por mães de crianças e adolescentes autistas, em busca da construção de uma comunidade mais inclusiva, progressista e visionária aos seus filhos. Aos interessados, para participar das lives basta acessar o Instagram do MOPAM através do link https://instagram.com/motivadospeloautismomacae?igshid=7vqddlr8q3v8.