3a edição do “Biodiversity: Giving value to the sustainable use of the environment” acontecerá em junho. Podem participar alunos de Mestrado e Doutorado do PPG-CiAC da UFRJ
Através de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Stavanger (UiS), da Noruega, estudantes de diversas nacionalidades têm a oportunidade de vivenciar uma experiência única ao participar do curso “Biodiversity: Giving value to the sustainable use of the environment”, que esse ano chega a sua terceira edição.
O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem/UFRJ anunciou que abriu 10 novas vagas adicionais para esta edição. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de abril.
Os pedidos de inscrições devem ser feitos, exclusivamente, por e-mail, enviados, ao mesmo tempo, ao ppgciac@gmail.com e a didario@gmail.com.
Podem participar os alunos do PPG-CiAC com matrícula ativa, nos níveis de Mestrado e Doutorado.
O curso acontecerá entre os dias 22 e 27 de junho, no campus do Nupem/UFRJ. Temas como valoração ambiental, monitoramento ambiental, novas tecnologias na investigação da biodiversidade, dentre outros, serão abordados, em um ambiente internacional e multidisciplinar.
Os parques naturais e unidades de conservação de Macaé e região serão visitados, propiciando aos participantes internacionais e nacionais uma visão integrada da rica biodiversidade local e da necessidade de sua conservação para as gerações futuras.
Esse curso também será oferecido no PPG-CiAC como a disciplina “MCB722 – Tópicos Especiais em Ciências Ambientais”, de 60 horas, a serem incorporadas ao histórico dos participantes com matrícula ativa no Programa no final do segundo semestre de 2020.
Devido ao seu caráter internacional, o curso será integralmente ministrado em inglês, portanto, os discentes selecionados devem ser capazes de compreender e se expressar em inglês (não será necessário certificado de proficiência para a inscrição).
Sobre a iniciativa
O curso busca avançar em pesquisas na área das ciências ambientais e tecnologia, procurando, para isso, a integração acadêmica entre Brasil e Noruega e beneficiando, dessa forma, toda a comunidade científica participante, através da oportunidade da troca de experiências e saberes com colaboradores de outras nacionalidades em prol do desenvolvimento científico.
O principal objetivo do projeto foi proporcionar um ambiente comum de aprendizagem para jovens pesquisadores (mestres e doutores), fortalecendo a parceria no ensino superior e na pesquisa entre as duas instituições, garantindo que os alunos tenham as habilidades e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios futuros e, assim, consolidar e desenvolver colaborações educacionais e de pesquisa entre a UiS e a UFRJ no campo da tecnologia ambiental.