Cerca de 3 mil alunos da rede pública municipal de ensino de Macaé são atendidos pelo projeto “Robótica nas Escolas” implementado pela Secretaria Municipal de Educação, através do Laboratório Inovar e Aprender, em 13 unidades de ensino na sede do município e também na região serrana. O projeto existe há sete anos e o município se destaca como pioneiro na atuação de oficinas semanais com aulas para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de linguagem de programação, modelagem e desenvolvimento do pensamento computacional com o objetivo de construir um futuro melhor para todos.
Atualmente, seis equipes de estudantes da rede, de 9 a 16 anos, se preparam para representar Macaé no Torneio de Robótica First Lego League (FLL) cuja etapa regional, este ano, será realizada na sede do Sesi, em Duque de Caxias, nos dias 14 e 15 de fevereiro próximo. Os treinos não param nem nas férias e equipes do LabInovar, dentro do projeto “Férias de Verão”, estão treinando os alunos que participarão do evento, que tem como desafio as cidades inteligentes ou “City Shaper” para construir um mundo melhor. As equipes de Macaé concorrerão com todos os times inscritos de qualquer estado brasileiro e vão mostrar como a “Cidade do Saber e do Conhecimento” contribui para uma educação de qualidade e inovadora. Quem quiser mais informações sobre o FLL pode acessar o site www.portaldaindustria.com.br/sesi.
As informações foram passadas pela coordenadora do Laboratório Inovar e Aprender, Luemy Ávila. Segundo ela, as aulas de programação acontecem nas estações de Inovação Maker nas seguintes unidades: Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, em Córrego do Ouro; Colégio de Aplicação (CAp), no Novo Cavaleiros; Escola Eda Daflon Ledo Esteves, no Centro; Ivete Santana Drumond de Aguiar, no Frade; Maria Letícia Santos Carvalho, Granja dos Cavaleiros; Escola Municipal Joaquim Breves, no Sana; Ancyra Gonçalves Pimentel, no Miramar; Polivalente Anísio Teixeira, na Costa do Sol; Elza Ibrahim, no nairro Ajuda de Baixo; Therezinha Carvalho Moreira, na Praia Campista; Oscar Cordeiro, Parque Aeroporto; Jacyra Tavarez Duval, no Novo Cavaleiros; e Paulo Freire.
De acordo com o secretário de educação, Guto Garcia, para que o projeto aconteça, a Secretaria Municipal de Educação investe na formação continuada dos educadores que atuam na Robótica, promovendo encontros presenciais e online. “O objetivo é promover novas estratégias de aprendizagem significativo, como animações, gameficações, construção de aplicativos, protótipos, robôs autônomos e outros. As inscrições para Educador Maker serão abertas em fevereiro, em data a ser divulgada. Em março, será realizado um workshop para gestores, educadores e orientadores da rede”, informou Guto Garcia.
Os alunos da Robótica são preparados para participarem de feiras, mostras, torneiros e outros eventos de Ciências e Tecnologias formando autores de novas tecnologias de inovações. O Laboratório Inovar funciona nos três turnos (manhã, tarde e noite), de segunda a sexta-feira, atendendo na formação de educadores, inovação nas estratégicas pedagógicas nas escolas municipais e na extensão universitária. Fica no térreo da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.
“Consideramos a importância de criar soluções inteligentes para a cidade contemplando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alinhados com o PPP (Projeto Político-Pedagógico) de cada escola e com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) fundamentada no MEC (Ministério da Educação). Utilizamos ferramentas de tecnologias inovadoras como impressora 3D, cortadora laser, software de programação e aproveitamento de sucatas”, disse a coordenadora.