A Escola Municipal de Artes Maria Guedes (Emart) apresenta o grupo de pesquisa e criação em linguagem cênica DEFORMAÇÃO, com a “Ocupação 5 ou 6 atos para depois das 4”. O espetáculo é resultado de um trabalho com o poeta, doutor em Ciências Sociais, antropólogo, pesquisador e criador em Cultura Urbana e professor na Emart, Paulo Azevedo, que acaba de realizar a oficina de artes cênicas DEFORMAÇÃO, neste semestre. A apresentação será nesta terça-feira (10), a partir das 16h, nas dependências do Centro Macaé de Cultura. O evento é gratuito e aberto ao público.
Durante os últimos dois anos, Paulo tem trabalho oficinas específicas para cada um dos quatro conceitos: desconstrução, desequilíbrio, desobediência e deformação. Elas formam o quadro teórico-prático para essa pesquisa em linguagem cênica contemporânea. Por isso mesmo, o espetáculo é uma mistura de linguagens, passando pela dança, pela expressão corporal, pela poesia e o teatro.
O trabalho que começou para desenvolver um espetáculo apenas, acabou gerando um Núcleo de Criação e Pesquisa em Artes Cênicas. Paulo Azevedo diz que percebeu que os participantes queriam mais, demonstrando o desejo de continuar o trabalho de pesquisa. Assim, ele propôs o Núcleo e a turma prontamente aceitou.
No espetáculo que vai ser apresentado, onde o público é também convidado a participar, caminhando com os atores pelos vários andares do Centro Cultural para acompanhar as cenas que se desenrolam, os quatro conceitos que fundamentam a pesquisa aparecem: “Passa-se pelas quatro. A desobediência é sempre a coluna vertebral. O desequilíbrio, os membros, o coração, o pulmão, a desconstrução, a pele, a deformação e a poética. Esta série de performances é uma experimentação de estímulos coletivos em que fui achando as potências individuais dos participantes”, explicoi Paulo.
Ocupação 5 ou 6 atos para depois das 4
Ato 1: INTRODUÇÃO AO MEIO-FIO
Ato 2: SOLENIDADE DO CAOS
Ato 3: MICRO CÉLULA DO FUNK
Ato 4: TUDO QUE EU AINDA NÃO LHE CONTEI SOBRE MEU PEITO
Ato 5: PENÚLTIMA ORGIA PARA DESEQUILIBRADOS
Ato 6: ODE À PINA
Direção:
Paulo Emílio Azevedo
Elenco:
Adriano Uzah
Calebe belisario
Cláudia Byspo
Júnior Moreno
Marllon Nascimento
Naiara O’dwyer
Nicole Vieira
Reinaldo Fróes
Renata Quaresma
O Centro Macaé de Cultura fica na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.