Aniversário de um ano do Parque Municipal da Restinga do Barreto. Foto divulgação/ Rui Porto Filho

O Parque Municipal da Restinga do Barreto comemora nesta quinta-feira (28), o seu terceiro aniversário, de 9h às 12h. Para comemorar a data haverá uma vasta programação com apresentação de bandas, dança de rua, poesia, trilha e museu interativo. A entrada é gratuita.

O coordenador do Parque do Barreto, o biólogo Henrique Abrahão Charles, destaca a importância do local, principalmente pelo fácil acesso.

“É um parque dentro de uma área urbana que tem fácil acesso. A pessoa poderá chegar ao local de bicicleta, afirmou.

Ele acrescentou ainda que no aniversário de três anos de criação do parque, haverá a participação das Guardas Mirim e Sênior Ambiental e terá também a apresentação da banda da Ong do Caminho. Na ocasião, será realizada a diplomação da Guarda Mirim Ambiental.

“É só chegar e participar. Haverá trilhas, museu interativo, entre outras atrações para a população”, informou.

Foto Divulgação/ Rui Porto Filho

O espaço é o segundo maior das Américas, em área exclusiva de restinga e fica na Rodovia Amaral Peixoto, São José do Barreto, próximo ao Atacadão.

Mais informações no Instagram: @parquenaturaldarestinga.

Parque do Barreto

O Parque tem como objetivo preservar o ecossistema natural remanescente da restinga da praia; preservar e recuperar a cobertura vegetal nativa, visando à restauração da diversidade do ecossistema natural; garantir a preservação de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção da fauna e flora; regular o uso admissível da área; possibilitar visitação pública, pesquisas científicas e desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, bem como de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Foto Divulgação/ Rui Porto Filho

O Parque conta com viveiros de plantas e aves, trilhas, mesas de piquenique, brinquedos infantis, quadra de areia e Centro Administrativo com banheiros.

A restinga do Barreto é um ecossistema costeiro caracterizado por um terreno arenoso, criado pela sedimentação de rios e depósitos marítimos ao longo dos milhares de anos, com forte influência do vento, do sal, do sol e das mudanças das marés. A área possui vegetação típica, com plantas muito resistentes às variações de temperatura e aridez do solo (como os cactos, bromélias e pitangas). Esta vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a exuberante fauna local.

O Parque é aberto à população todos os dias da semana, de 9h às 16h. As visitas guiadas, que incluem palestras, trilhas, além da prática de esportes em um campo de areia devem ser agendadas pelo e-mail parquebarreto.sema@gmail.com.