Responsável legal do aluno, ou o próprio estudante (maior de 18 anos), deverá comparecer na sua unidade onde estuda para confirmar a renovação da matrícula para 2020 - Arquivo O DEBATE

Estudantes têm até o dia 22 para confirmar a permanência na escola onde está alocado. Pré-matrícula para quem deseja ingressar em 2020 começa na terça-feira

Começa na próxima quarta-feira (6), o período para renovação de matrícula dos estudantes que desejam continuar estudando em uma das unidades de ensino da rede pública estadual no ano letivo de 2020. O procedimento deverá ser feito pelo responsável legal do menor ou pelo próprio aluno (caso seja maior de 18 anos) até o dia 22 deste mês, na escola onde ele está alocado.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), reforça a necessidade de o estudante matriculado na rede pública estadual garantir sua vaga no próximo ano letivo.

Já para quem deseja ingressar em uma instituição do estado, o período de pré-matrícula começa nesta terça-feira (5). As inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br, até o dia 4 de dezembro.

A Seeduc explica que na 1ª fase, os alunos deverão escolher três opções de sua preferência, sendo que serão alocados em apenas uma unidade de ensino. Ela esclarece ainda que os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios, conforme o art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, na seguinte ordem: preferência à pessoa com deficiência; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, permanência na Rede Pública de Ensino; proximidade da residência; em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

No momento da inscrição, o interessado poderá escolher escolas que ofertam Ensino Médio Regular; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em tempo integral – em que o estudante também faz um curso técnico -; Ensino Médio Intercultural – que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira -; Ensino Médio Inovador – com propostas curriculares inovadoras nas escolas -; unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores); Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também, escolas de Ensino Médio em tempo integral com ênfase em Empreendedorismo.

“É importante esclarecer que não existe ordem de chegada no ato da inscrição pela internet. Ou seja, o aluno que fizer a inscrição no site no primeiro dia e o jovem que se cadastrar no último, terá a mesma chance, uma vez que o sistema é informatizado”, explica o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

A relação de nomes dos alunos alocados será divulgada no site www.matriculafacil.rj.gov.br, no dia 20 de dezembro. “Os alunos alocados devem confirmar a matrícula diretamente nas escolas entre os dias 6 e 8 de janeiro de 2020. Por isso, os estudantes e pais devem ficar atentos e acompanhar as informações por meio do site Matrícula Fácil e pela página da Seeduc no Facebook, no endereço www.facebook.com/seeducRJ”, enfatiza Pedro.