A primeira prova será de linguagens, ciências humanas e redação. Portões se fecharão às 13h (horário de Brasília)
Neste domingo (3), mais de 5 milhões de estudantes irão prestar a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas acontecerão em 10.133 lugares, em 1.727 municípios.
No Estado do Rio, 339.722 pessoas se inscreveram. Em Macaé foram 6.613 inscrições. Já em Quissamã e Rio das Ostras, foram 617 e 5.205, respectivamente. No Norte Fluminense, o município com maior número de inscritos é Campos dos Goytacazes, com 9.805.
É importante lembrar que o candidato deverá chegar com antecedência ao local de prova. Os portões serão fechados, pontualmente, às 13h (horário de Brasília). A abertura será às 12h e o início das provas às 13h30.
O primeiro dia do Exame será composto por 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, mais redação. O tempo de prova será de 5h30.
Já no dia 10, acontecem as provas de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões) com duração de 5 horas.
Vale lembrar que o candidato deverá levar no dia um documento oficial (original) com foto e a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial). O documento, personalizado, será pedido pelo aplicador na sala do exame.
O estudante também deverá portar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.
É proibido: borracha; corretivo; chave com alarme; artigo de chapelaria; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros; manuais; régua; óculos escuros; caneta de material não transparente; dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes); e fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens. O candidato receberá no dia um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Ele deverá ser guardado abaixo da carteira, com os eletrônicos desligados.
O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro e os resultados individuais em janeiro de 2020.
As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).