Startup Talks é um evento aberto ao público, toda quinta-feira, às 14h, em parceria com o Sebrae
Promover a inovação e o desenvolvimento regional são os principais objetivos do Programa Startup Macaé. A iniciativa é uma plataforma de conexão entre empreendedores, universidades, governo e empresas. O conhecimento e o empreendedorismo são ferramentas do programa, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A ideia é desenvolver negócios inovadores, fortalecendo o ecossistema da região de Macaé, além de proporcionar uma ambiência favorável para inovar. De acordo com o coordenador do Crios, Carlos Eduardo, a expectativa é atender à sociedade, indústrias e governo, com capacidade de desenvolvimento da universidade. “A ideia é gerar dinâmica necessária entre os atores desse ecossistema para que a inovação possa acontecer. O empreendedor se coloca como condutor do conhecimento que transita entre essas instituições, por meio da inovação”, acrescenta Carlos Eduardo.
O Startup é formado por três modalidades: desenvolvimento tecnológico, apoio tecnológico e iniciação tecnológica. Elas atendem eixos como sustentabilidade, educação, saúde, indústria 4.0, governo e sociedade. Carlos Eduardo lembra que todos têm aplicação sobre a indústria do petróleo.
A modalidade de desenvolvimento tecnológico é formada por 13 empresas com alto potencial de inovação e crescimento, desenvolvedoras de sua própria tecnologia e modelo de negócios.
O apoio tecnológico é constituído por 10 professores com experiência em desenvolvimento de projetos nas áreas: energias renováveis, petróleo e gás, ciência dos dados, software e aplicativos para internet, tecnologias sustentáveis, mídias digitais, automação e robótica e cidades inteligentes, além de realizações de projetos de cooperação universidade-empresa.
Já a iniciação tecnológica, terceira modalidade, é composta por 20 projetos em iniciação e/ou desenvolvimento tecnológico, com alto potencial de inovação e crescimento.
Atividades
A Prefeitura de Macaé inaugurou espaço, em abril deste ano, na Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, bairro Cavaleiros, marcando, oficialmente, o início dos trabalhos do programa. No local são realizadas diversas atividades, além do desenvolvimento dos projetos.
O Startup Talks é um evento aberto ao público, toda quinta-feira, às 14h, em parceria com o Sebrae, que promove a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento e informações sobre temas variados nas áreas de inovação, tecnologia, empreendedorismo e startups.
As mentorias acontecem, diariamente, por meio de apoio tecnológico com professores e pesquisadores. Elas visam estruturar, alavancar e conectar as empresas e projetos incubados com a demanda do mercado. Os workshops são realizados de julho a novembro. São capacitações técnicas orientadas ao desenvolvimento de competências em gestão, tecnologia e negócios dos empreendedores participantes do programa.
Este mês está programado o tema “Gestão Financeira para startups”. Em agosto será “Marketing e Inteligência de Mercado”. No mês de setembro haverá “Gestão de TI (boas práticas)”. “Aspectos Jurídicos e Contábeis do Empreendimento” acontecerá em outubro e “Comunicação”, em novembro.
Espaço
A estrutura conta, ainda, com coworking, disponibilizando seis salas mobiliadas, destinadas aos empreendedores, startups e empresas participantes do programa. São oferecidas 15 salas exclusivas, destinadas às startups (modalidade 1) e equipe de gestão e pesquisadores.
Além disso, existem áreas comuns com duas salas de reuniões, seis cozinhas, áreas para refeição, 12 banheiros, garagem coberta, jardim, bicicletário e um espaço de convívio destinado à realização de eventos do programa e aos momentos de lazer dos participantes.