Censo escolar 2018 tem cronograma definido

0
1136
A Cidade Universitária funciona à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

De acordo com o INEP o prazo para coleta, digitação e exportação dos dados do Censo Escolar irá de 30 de maio a 31 de julho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o período para coleta, digitação e exportação dos dados do Censo Escolar referente ao ano 2018. De acordo com as informações, o prazo será de 30 de maio a 31 de julho. Segundo o órgão, essa etapa é de responsabilidade dos diretores ou responsáveis pela escola, e dos gestores das redes de ensino.

Após a divulgação dos dados preliminares no Diário Oficial da União (DOU), o sistema Educacenso será reaberto por mais 30 dias para conferência e correção das informações prestadas. O INEP orienta ainda que a previsão é que esse período ocorra durante o mês de setembro.

Já após essa fase, haverá momentos específicos para verificação dos dados pelos gestores das redes municipais e estaduais de ensino, além do período exclusivo para confirmação de matrículas duplicadas pelas escolas. No dia 14 de dezembro, o Inep encaminhará os dados resultantes das correções e verificações do Censo Escolar 2018 ao Ministério da Educação para publicação final no DOU. A divulgação dos resultados definitivos e dos microdados ficou marcada para 31 de janeiro de 2019.

Ainda segundo informações, o cronograma do Censo Escolar 2018, com as datas e prazos de cada fase do levantamento estatístico realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 14 de abril.

É importante lembrar que o Censo Escolar é considerado o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. A iniciativa é coordenada pelo Inep, e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Além disso, o Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional.