Evento especial irá acontecer nesta sexta-feira, a partir das 11h, no auditório do Campus Barreto - Divulgação Nupem

Evento comemorativo acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 11h

Motivo de orgulho para o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem/UFRJ, o Laboratório Integrado de Bioquímica (LIBHM) comemora esse ano 10 anos. Para celebrar essa data, será realizado um evento comemorativo nesta sexta-feira (31).

A programação especial começará às 11h, com a cerimônia de abertura no auditório do Nupem, situado no Campus Barreto da UFRJ. Os convidados e toda a comunidade serão recebidos e, logo em seguida, terão a oportunidade de conhecer mais sobre o laboratório. O Professor José Roberto da Silva vai fazer um breve histórico.

Depois dele, vão acontecer, respectivamente, as apresentações dos Professores Hatisaburo Masuda, do IBqM/UFRJ, e Pedro Lagerblad de Oliveira, também do IBqM/UFRJ e Coordenador do INCT-EM. Fechando a agenda, o Professor Fernando Ariel Genta, da IOC/FIOCRUZ e coordenador do CBAV, fará a apresentação de encerramento.

Lembrando que o evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Não é necessário fazer inscrição prévia. Para mais informações, basta entrar em contato através do e-mail: comunicacao@nupem.ufrj.br ou por telefone: (22) 21413-982.

Vale ressaltar que no mesmo dia haverá também o lançamento do livro “NUPEM: Protagonista da Interiorização da UFRJ”, a partir das 15h, também no auditório da instituição. A obra foi coordenada pelos professores Francisco de Assis Esteves e Maria Fernanda Quintela.

Sobre o laboratório

O projeto de criação começou um ano antes da sua inauguração, em 2008, quando os dois primeiros docentes de bioquímica tomaram posse para lecionar e desenvolver suas atividades em Macaé. Em 2009, com a chegada de novos docentes, foi formado um time disposto a lutar pela consolidação desse espaço onde passariam a fazer pesquisa com integração de diferentes saberes e experiências.

Com o apoio financeiro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular, somado aos recursos obtidos através de projetos em colaboração com professores mais experientes, foi possível concretizar a reforma do espaço onde hoje se encontra o laboratório, e equipá-lo para fazer pesquisas.

Em seguida vieram os projetos individuais, e em equipe, que nortearam o amadurecimento desse espaço. Hoje no laboratório são realizados projetos na área de metabolismo de artrópodes vetores de doenças, interação parasito-vetor, imunidade em insetos vetores, bioquímica e biologia molecular de parasitos, fisiologia de artrópodes, desenvolvimento embrionário e metabolismo, dentre outros.

O Nupem ressalta o orgulho pelos alunos já formados, pelos projetos aprovados, pelas atividades de extensão que realizaram e pelo sucesso nos projetos integrados que permitiram a expansão e consolidação das diferentes áreas de pesquisa abrigadas no Instituto.