Com 11 votos declarados em plenário, Dr. Eduardo Cardoso (PPS) assume a dianteira na briga pela presidência da Câmara. A eleição acontecerá na segunda-feira (10), em sessão extraordinária, convocada pela Casa com objetivo de dar agilidade ao pleito. Cinco parlamentares ainda seguem na linha de fora da coalizão ao atual presidente, o que não significa que haverá uma segunda chapa em disputa. Pelo menos, não o que se espera.
Retrocesso
É inimaginável acreditar que o Estado do Rio de Janeiro passe por um processo próprio de impeachment do governador Pezão (MDB), preso pela Operação Lava Jato na semana passada. Faltando pouco menos de 25 dias para acabar o mandato, a discussão que ocorre atualmente na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) é, no mínimo, sem propósito. E o que esperar disto é mais instabilidade.
Pagamento
No próximo dia 18, a prefeitura vai liberar a segunda parcela do 13º salário dos mais de 12 mil servidores e comissionados que atuam na gestão municipal. Já no dia 21, será pago o salário referente a dezembro, conforme nota publicada pelo prefeito Dr. Aluízio em sua conta no Twitter. Apenas em dezembro, cerca de R$ 100 milhões serão liberados pela prefeitura em dinheiro que poderá acabar com a crise do comércio. A conferir!
Acesso
Na Serra, a Estrada da Turma, que liga distritos como Trapiche e Frade é a principal via que recebe ações da secretaria do Interior. Atingida por deslizamentos e lama causadas pelas chuvas, que caem com frequência na região neste período do ano, a via ainda precisa de uma intervenção mais efetiva, como o asfaltamento. Com mais de R$ 300 milhões de superávit em conta apenas dos royalties, o governo tem condições de realizar o projeto.
Ponte
Ao que tudo indica, já na próxima semana será liberado o acesso sobre a Ponte de Trapiche, cuja parte danificada pela cheia do Rio São Pedro já está sendo reparada pela secretaria municipal de Infraestrutura. Apesar da ponte pertencer a uma estrada estadual, o projeto é tocado pelo município, mediante a pressão e a cobrança direta dos moradores da região. E o que se espera é que até veículos voltem a transitar pelo local.
Sinalização
Placas de sinalização e abrigos de pontos de ônibus precisam ser reformados ou até trocados na cidade. As polêmicas estruturas compradas pelo município há dois anos já não apresentam conforto e segurança para os usuários, que reclamam do sol forte, ou da chuva. Com mais de 100 mil pessoas inscritas no programa Macaé Cidadão, há de se garantir que, ao menos, a infraestrutura do serviço de transporte seja melhorada.
Reunião
Os representantes das instituições empresariais que participaram da última reunião do ano da Rede Petro-Bacia de Campos, se surpreenderam com os números revelados pela Petrobras, em relação aos investimentos que serão aportados na Bacia de Campos. E o futuro não reserva apenas projetos da estatal, como também de outras grandes operadoras offshore que pretendem entrar nos campos do pré-sal e das reservas antigas do pós-sal.
Tendas
A prefeitura já liberou o cadastro para os macaenses que desejam montar tendas nas areias das Praias do Pecado e Cavaleiros para curtir o Réveillon. O procedimento deve ser feito na Postura e seguir um termo que garante segurança a todos. São proibidas festas fechadas, além de fogo ou garrafas de vidro. A fiscalização atuará no dia da Festa da Virada, garantindo que a noite seja tranquila e sem ocorrências graves.
Preço
Apesar de alguns reajustes que baixaram o preço da gasolina revendida no Estado, os motoristas ainda se surpreendem com o valor cobrado nas bombas dos postos. Com o litro acima dos 5 reais, fica complicado manter o equilíbrio do orçamento familiar. Bem que o Procon poderia realizar operação, com objetivo de fazer valer o valor real do combustível, que em Macaé se mantém acima de várias outras cidades do país.