Comissão de Meio Ambiente do Poder Legislativo reafirma manifestação favorável à instalação de novo porto
A Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal confirmou ontem (30) a manifestação favorável a instalação do Terminal Portuário de Macaé, que ficará localizado no bairro São José do Barreto, ao declarar apoio a nova fase de licenciamento do Tepor, que passará por Audiência Pública no próximo dia 7 de novembro, às 19 horas, no Centro de Convenção Jornalista Roberto Marinho,para a qual a população está sendo mobilizada pela classe empresarial e todos os segmentos sociais.
Na sessão ordinária de ontem, o presidente da Comissão, o vereador Maxwell Vaz (SD) destacou a importância do debate sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto que inclui, além do porto, a instalação de uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) no Imburo. “A audiência é promovida pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), que é um órgão do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que cumpre uma legislação federal, onde as pessoas são convidadas a se manifestar, em apoio ao projeto e ao desenvolvimento econômico da cidade”, explicou o parlamentar.
Ele apontou que a audiência ajuda a mitigar e excluir qualquer boato ou informação que não está relacionada a importância do porto para o futuro da cidade. “Vamos consolidar e discutir o nosso projeto. É preciso acabar com a disseminação de fake news, que em nada ajudarão a Macaé a reencontrar o caminho da prosperidade”, disse Maxwell.
Várias entidades estão mobilizadas para que haja o comparecimento do maior número possível de pessoas, disse Maxwell, afirmando que esta será uma oportunidade única de abrir o caminho de Macaé para o futuro.