Servidores participaram de avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC)

Servidores do Hospital Público Municipal (HPM) participaram nesta quinta-feira (25), do projeto InForma da Secretaria de Esportes. Eles tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial, fazer uma avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e sessão de shiatsu. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia do Servidor (28/10), e é uma parceria entre a Comissão de Apoio Institucional para Humanização do HPM e Secretaria de Esportes.

De acordo com a administradora hospitalar, Cristiane Neo, a parceria com a Secretaria de Esportes segue diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que já está sendo implantada na unidade.

“Nosso objetivo é produzir saúde e proporcionar o cuidado para quem cuida de outras pessoas. Sempre realizamos parcerias com outros setores da prefeitura, como os profissionais da nutrição e psicologia, com o intuito de proporcionar o acesso dos servidores do HPM, explicou.

A diretora administrativa do HPM, Andressa Marchiotti, ressalta que a iniciativa tem a finalidade de possibilitar boas condições de saúde para quem presta assistência aos usuários.

“Nós, que trabalhamos em hospital, lidamos com doença, a dor do outro e a morte. Para que possamos realizar um bom trabalho, é importante que estejamos equilibrados com a nossa saúde física e mental em dia. Muitas vezes cuidamos dos outros e esquecemos de cuidar da nossa própria saúde. Por esse motivo é que priorizamos o trabalho de humanização no HPM”, pontuou.

O profissional de Educação Física, que faz parte da equipe InForma, Leandro de Paula, explica que o objetivo da ação é promover uma sensibilização sobre a importância de cuidar da saúde.

“Realizamos uma avaliação física e ressaltamos a importância de se praticar exercícios físicos. Nós encaminhamos para a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e informamos quais são as atividades físicas gratuitas disponíveis na rede”, informou.

Iniciativa é elogiada por servidores

O assistente administrativo e logística, Cláudio Costa, elogiou a iniciativa e confessou que mesmo trabalhando dentro do HPM, não cuida da saúde.

“A minha avaliação não foi boa. Descobri que estou com pressão alta e o meu Ìndice de Massa Corporal (IMC), 41,8. Recebi a orientação de procurar uma nutricionista e fazer uma atividade física. Confesso que fiquei assustado com esse resultado e pretendo me cuidar”, contou.

Já a técnica de enfermagem, Milene Saraiva, disse que ficou satisfeita com a sua avaliação física que apresentou peso ideal. No entanto, a profissional disse que pretende retomar as atividades físicas assim que tiver oportunidade. “Essa ação já aconteceu aqui no hospital e não tive como participar. Muito boa iniciativa”, elogiou.

Serviço

Mais informações sobre as outras atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes podem ser obtidas pelo telefone 2770-6770 . A secretaria fica localizada no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão), na Avenida Luiz Lírio, s/n, Barra de Macaé.