Começa nesta sexta-feira (9), a grande festa popular brasileira: o Carnaval. Em Macaé, a programação faz uma homenagem ao músico macaense, Benedicto Lacerda com o tema: A gente se encontra nas ruas de Macaé! Nos dois primeiros dias a programação acontece na orla da praia dos Cavaleiros e nos três últimos na orla da praia da Imbetiba, onde historicamente o carnaval começou na cidade.
Haverão food trucks com opções gastronômicas, cervejas artesanais e locais como a Concubina, Macahé Craft Beer e Eisenbahn. A festa de Carnaval contará com concursos de Boi Pintadinho, Batalha de Confetes e blocos em diversos pontos da cidade, incluindo a região serrana. A programação do Carnaval de rua promete agradar pessoas de todas as idades. Serão vários blocos em diversos locais. A ocupação da rede hoteleira promete aquecer a economia local.
Na sexta-feira, 9, o Bloco Quero te Encontrar, inicia a partir das 17h, em frente ao Hotel Comfort, na praia dos Cavaleiros, animado pelo cantor Pepinho, a banda Carnalhas, e bateria de escolas de sambas com muita fanfarra, marchinhas e sambas de sucessos. Já no sábado, no mesmo local, o Bloco das Danadas agita a galera com a banda Carnalhas e bateria de escola de samba.
Domingo será a vez dos pequenos na orla da Imbetiba, a partir das 15h, com o Circomania no Bloco do Pentelhinhos. A noite ficará por conta do Bloco do Chaplin’s, comandado por Flávia Duboc, bateria de escola de samba e banda Carnalhas. O Bloco Galo da Meia Noite sairá na segunda-feira, às 17h, na orla da Imbetiba, com a sambista Amanda Amado, bateria de escola de samba e banda Carnalhas. No último dia, o Boi Capeta também na orla da praia da Imbetiba, a partir das 17h, com a banda Carnalhas e bateria de escola de samba. Esse ano será retomado a tradicional batalha de confetes do bairro mais charmoso de Macaé, a Imbetiba. A entrada é gratuita.
O Bloco Galo da Meia Noite irá sair pela primeira vez se juntando com outros blocos que fazem parte do resgate do carnaval na Praia de Imbetiba. “A ideia surgiu juntamente com o resgate do carnaval de rua e reforçando a expressão ‘a gente se encontra nas ruas de Macaé’. Precisamos nos encontrar em Macaé!”, destaca um dos organizadores do Bloco Chaplin’s Bar, Samuel Marques, que iniciou o movimento ano passado de resgate do carnaval de rua na cidade.
Samuel explica que o Carnaval de rua visa resgatar esse grande movimento cultural, com blocos que não desfilam há mais de 10 anos e também incentivar a criação de novos blocos, tornando a cidade uma boa opção cultural e turístico na Região dos Lagos e no Estado do Rio.
No ano passado o tema foi Samuel Marques – Chaplin’s Bar / 60 anos de história, na primeira edição. Este ano, o tema é Benedicto Lacerda / A gente se encontra nas ruas de Macaé, uma homenagem ao cidadão macaense que foi compositor de carnaval premiado pela atuação como fundador da União Brasileira de Compositores (UBC) e dirigente da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (SBACEM).
Durante todo o evento será oferecido aos portadores de necessidades especiais uma área reservada no público, com um membro de apoio da equipe de produção para orientar e auxiliar, bem como, banheiro químico adaptado.