Início Notícias Brasil Sob Lula, Amazônia tem maior número de focos de queimadas no mês...

Sob Lula, Amazônia tem maior número de focos de queimadas no mês de fevereiro desde 1999

0
195

A Amazônia responde por 57,1% de todos os focos de queimadas no Brasil, liderando a lista que inclui ainda o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica.

A Amazônia registrou em fevereiro de 2024 um recorde de 3.158 focos de queimadas, o maior número para o mês desde o início do monitoramento em 1999, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta sexta-feira (1º). Este total representa um aumento de 330% em comparação com os 734 focos detectados em fevereiro do ano anterior, significativamente acima da média histórica de 807 focos para este período.

Roraima se destacou como o estado mais afetado, com 2.057 queimadas identificadas, seguido por Mato Grosso e Pará, que também registraram números elevados de focos de calor. A estiagem prolongada e o fenômeno climático El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico, são apontados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como fatores que agravam a situação em Roraima.

Atualmente, 251 combatentes atuam na região para combater os incêndios, com duas brigadas dedicadas exclusivamente à terra indígena Yanomami, situada entre Roraima e o Amazonas. A Amazônia responde por 57,1% de todos os focos de queimadas no Brasil, liderando a lista que inclui ainda o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica.

Este aumento expressivo de queimadas ocorre em um momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa as políticas públicas de preservação do bioma. 

Por portal Novo Norte

SEM COMENTÁRIOS