Início Caderno Dois Show ‘Os Abufelados’ agita a cidade nesta sexta

Show ‘Os Abufelados’ agita a cidade nesta sexta

0
1116

O significado do verbo abufelar (respirar fortemente, acelerado, por razões emocionais ou causas físicas) traduz um pouco da proposta dos músicos - Foto Rodrigo Sobrosa

A apresentação acontece no Teatro Sesi Macaé, numa produção do Ensaio Culturall (Bradde Produções)

Já causando clima de expectativas no meio do público de Macaé e região entra em cena o show ‘Os Abufelados’, nesta sexta-feira (27). O espetáculo acontece no Teatro Sesi Macaé, numa produção do Ensaio Culturall (Bradde Produções). Os ingressos estão custando R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia). A classificação etária é 16 anos.
O grupo é formado pelos músicos Thati Hércules, Diogo Spadaro e Cau Barros, que já tocavam juntos, mas desde que formaram Os Abufelados, há um ano, nunca mais se separaram.

O trio subirá ao palco do Teatro a partir das 20h, apresentando um repertório quase todo autoral, com mistura de ritmos como o maculelê, ijexá, funk, rock’n roll e jongo a texturas psicodélicas. O show recebe o patrocínio do Aldeia Rock Festival e do Instituto de Pesquisa Pedagógica (IPP)

Os interessados devem adquirir os ingressos na Bilheteria do Teatro do Sesi Macaé, que fica na Alameda Etelvino Gomes, 155 (Bairro Riviera Fluminense).

União de talentos

O significado do verbo abufelar (respirar fortemente, acelerado, por razões emocionais ou causas físicas) traduz um pouco da proposta dos músicos, que trazem como influência artistas como Jards Macalé, Jimi Hendrix, Anelis Assumpção e Chico César.
O número 3 representa o coletivo de cabeças pensantes que compõem a banda. Thati Hércules une sintetizador, elementos percussivos e é a voz dos Abufelados; Diogo Spadaro harmoniza as canções com toda eletricidade nas “psico-guitarras”, sintetizador e voz; e Cau Barros preenche os espaços de tempo com o som e o silencio da sua percussão e voz.

Os Abufelados, que propõem mesclar texturas psicodélicas a ritmos como maculelê, ijexá, jongo e rock n’ roll, incorporaram mais latinidade a suas intenções no show homônimo ao single, que foi lançado mês passado e é uma saudação do percussionista da banda e compositor da música, Cau Barros, a nossos “Hermanos” argentinos.
Do mate ao café, o que a banda propõe com esse show é rememorar tangueiros e sambistas, Piazzolas e Gonzagas, Tupinambás e Charruas, para celebrar o amálgama possível entre as duas nações através da cultura.

‘Os Abufelados’

O Ensaio Culturall (Bradde Produções), em sua 7ª edição da primeira temporada, traz a Macaé a banda Os Abufelados, que apresentará um super show que vai mesclar de texturas psicodélicas a doses de maculelê, ijexá, funk, rock’n roll, jongo e outros ingredientes. Todos compositores e moradores do Rio de Janeiro, Os Abufelados trazem em seu repertório letras que vão de temáticas corriqueiras a evocação de raízes afro-brasileiras, e ácidas críticas sociais, perpassando influências inusitadas, como Jards Macalé, Jimi Hendrix, Anelis Assumpção e Chico César.

Sempre com propósitos eletro-orgânicos e espontâneos, lançaram seu primeiro EP em 2018, nele permitindo a experimentação de quatro composições, e agora trabalham na gravação de seu primeiro disco.

O primeiro disco tem previsão de lançamento para 2020 e está em processo de gravação. Ouvintes à procura de brasilidade emergente, novas linguagens e experimentações serão presas fáceis desse trabalho, que não propõe linearidade. A tônica remetida na sonoridade do trio soa como uma fusão elétrico-orgânica vista nos trabalhos análogos ao cancioneiro brazuca nas décadas de 70/80.

A banda expõe propostas percussivas passeantes entre o som ancestral e o contemporâneo, tendo como elemento central dos arranjos percussivos a singularidade do timbal de Cau Barros, incorporando os efeitos com leveza. As texturas psicodélicas e a mágica dos efeitos tecnológicos também ficam a cargo de Diogo Spadaro, que consegue mesclar a estética eletrônica com a cadencia balanceada encontrada nos ritmos afro-brasileiros, criando várias possibilidades com uma base ferramental diversificada composta de guitarras limpas, carregadas e sintetizadores.

Thati Dias é possuidora de um timbre único, potente e doce que canaliza sua representatividade feminina, afro-brasileira com maestria e genialidade além de também comandar o Microkorg e o kaossilator nas gravações. O álbum, composto por canções dos 3 músicos, e participações de músicos e compositores amigos, tem lançamento esperado para o início de 2020 e a expectativa é a melhor possível para esse, que será o primeiro CD dos Abufelados.

Ensaio Culturall

O Ensaio Culturall é um projeto da Bradde Produções, voltado para apresentações de shows acústicos em teatros, circulando por cidades do estado do Rio de Janeiro como Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Macaé, Itaperuna e a capital Rio de Janeiro. O evento recebe artistas em diferentes momentos da carreira: novos talentos, nomes em ascensão, artistas já consagrados e expoentes da música, promovendo as diversas vertentes musicais da nova geração do MPB. O Ensaio Culturall visa proporcionar ao público real desfrute e reflexões sobre poesias cantadas em forma de música. Afinal, música sempre tem muito a nos dizer!

SEM COMENTÁRIOS