Início Notícias Segurança Pública População pede fiscalização para coibir motos barulhentas na cidade

População pede fiscalização para coibir motos barulhentas na cidade

2
2538

Segundo CTB, motociclistas flagrados conduzindo veículos com descarga livre podem respondem por infrações e ser multado no valor de R$ 195,23, e perda de cinco pontos na CNH - Divulgação

No mês passado, o jornal O DEBATE deu voz aos moradores de Macaé que convivem com o ruído alto de motos, principalmente durante as madrugadas

Moradores de vários bairros de Macaé questionam do ruído alto do ronco dos motores de motocicletas. No mês passado, o jornal O DEBATE publicou uma matéria sobre o aumento do serviço de delivery, que nem todos os motoboys praticam esse ato intolerável, principalmente nas madrugadas.

Porém essa prática tem sido comum próxima as unidades de saúde, hospitais e bairros residenciais, a população pede aos órgãos competentes uma fiscalização e até mesmo punição severa contra os condutores. Para a população, devido ao período de isolamento social e o crescimento dos serviços de delivery os ruídos aumentaram e motoboys utilizam o veículo o ronco de escapamento no motor que provoca ainda a poluição sonora.

Quem denuncia também são os moradores da Rua Jonas Mussi, no bairro Sol Y Mar, que sofre com o barulho das motos na via pública. “Ninguém consegue assistir TV ou ouvir uma música por conta do barulho das motos, que inclusive já acordei assustada após todos os dias passarem após a meia noite. Acho que é uma atitude egoísta, falta de respeito de alguns que incomodam muitos. E penso, ainda, que são poucos os que tem essas motos modificadas. As autoridades competentes tem que fiscalizar estes, pelo bem da população macaense”, disse uma moradora da Rua Carlos Cler Ribeiro, no bairro Sol Y Mar, que preferiu não se identificar.

O jornal O DEBATE fez questionamentos com o poder público e com o Detran sobre possíveis fiscalização em Macaé contra os ruídos, porém ficamos sem respostas.

Rio das Ostras entra na fiscalização

A Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras orienta motociclistas sobre poluição sonora

e os agentes podem autuar por escapamento aberto ou modificado. Com o aumento das entregas por todo município, a queixa da população de Rio das Ostras também cresceu ainda mais em relação à poluição sonora provocada por motos com escapamento aberto ou modificado. A legislação é clara no que diz respeito à poluição sonora causada por veículos, sejam eles carros, motos, ônibus ou caminhões.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 230, motociclistas flagrados conduzindo veículos com descarga livre ou com silenciador defeituoso, deficiente ou inoperante, respondem por infrações de natureza grave, com penalidade de multa no valor de R$ 195,23, perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de retenção do veículo para regularização. Sendo assim, para não ter problemas com a fiscalização os motociclistas devem respeitar as características originais de seu veículo.

Os comerciantes também podem ajudar a combater esta prática, contratando para as entregas somente motociclistas que estejam com seus veículos de acordo com a Legislação.

2 COMENTÁRIOS

  1. alexsandro carneiro thomaz
    É O MELHOR DECRETO E FISCALIZAÇÃO A SER FEITO E REALIZADO !!! POIS AS MOTOS SEM DESCARGAS APROPRIADAS ESTÃO ACIMA DOS 85 DECIBÉIS !!! . UMA ADVERTÊNCIA AO CONDUTOR DESTE TIPO DE MOTOCICLETA SE FAZ NECESSÁRIO !!! . SE FOR RESCINDENTE MULTA ALTÍSSIMA COM A PONTUAÇÃO MÁXIMA !!! E SE ACONTECER A RESCINDENCIA DE NOVO !!! ALÉM DA MULTA !!! A APREENSÃO DA MOTOCICLETA SE FAZ NECESSÁRIO !!! . ACREDITO QUE SÓ PESSOA DE MÁ ÍNDOLE !!! , NÃO RESPEITA OS OUTROS CIDADÃOS !!! .