Início Notícias Educação Nupem investe em equipamentos para preservação do patrimônio

Nupem investe em equipamentos para preservação do patrimônio

0
641

Novos equipamentos evitam danos aos aparelhos dos laboratórios causados pela alta umidade da região - Divulgação

Desumidificador impede a deterioração dos microscópios utilizados para pesquisas e reduz os custos com a manutenção e a troca de peças

Considerada uma das instituições mais importantes da Estado do Rio, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem/UFRJ vem se modernizando. Recentemente, a Direção realizou a compra de equipamentos de desumidificação que proporcionam menores custos com a manutenção e troca de peças em microscópios utilizados em pesquisas.

A Unidade Integrada de Imagem (Equipamentos de Microscopia Óptica) e a Unidade Integrada de Microscopia Eletrônica (Microscópio Eletrônico de Varredura) funcionam como unidades multiusuário, permitindo o acesso de alunos, professores e técnicos administrativos de todos os laboratórios do Instituto a equipamentos de altíssima qualidade e fundamentais na produção científica.

O microscópio eletrônico de varredura (EVO MA10) da instituição é o único deste tipo na região Norte Fluminense. Esse equipamento possui aplicações na área automotiva, limpeza de fabricação, recursos naturais, ciência de materiais, forense, botânica, zoologia e microbiologia e é capaz de atingir uma resolução de até 3nm a 30 Kv. Assim, a preservação desse patrimônio é de enorme importância para a instituição.

Em dias chuvosos, a umidade relativa do ar se eleva bastante. Além disso, por estar localizado próximo ao mar, o Nupem se encontra bastante exposto à ação da maresia. Ambos os fatores são extremamente prejudiciais para componentes eletrônicos e sistemas ópticos. O microscópio eletrônico de varredura, por exemplo, possui componentes eletrônicos extremamente sensíveis e é de suma importância que seja mantido sob umidade relativa do ar inferior a 65 %.

Com relação aos microscópios ópticos, um dos maiores problemas da umidade elevada é o aparecimento de fungos que danificam as lentes. Nesse sentido, o desumidificador é essencial, pois nos permite manter um controle da umidade relativa do ambiente independente de qualquer variação externa. Isso nos proporciona menores custos com manutenção e troca de peças, além de aumentar a vida útil do equipamento como um todo.

SEM COMENTÁRIOS