Em 2022, nove deputados aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro foram investigados a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, conforme revelou a Folha de S.Paulo. As investigações foram conduzidas pelo perito Eduardo Tagliaferro, que estava à frente da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A lista incluía sete deputados do Partido Liberal (PL), entre eles Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli, além de dois parlamentares de outros partidos, como Daniel Silveira (PTB). A investigação foi baseada em relatórios produzidos pelo TSE durante o período em que Moraes presidiu o tribunal, segundo diálogos obtidos pelo jornal.
De acordo com as mensagens, datadas de outubro de 2022, o pedido de investigação foi repassado por um juiz auxiliar de Moraes no STF e chegou ao perito do TSE para análise. O material produzido teria sido utilizado para embasar decisões no inquérito das fake news, uma das frentes de investigação mais polêmicas da época.
Apesar da gravidade das acusações, o ministro Alexandre de Moraes e seus assessores não se pronunciaram sobre os diálogos revelados, mantendo silêncio frente aos questionamentos da imprensa.
Com Informações de Pleno News.