Início Notícias Geral Instituto Estadual do Cérebro é referência para o Brasil, diz Cláudio Castro

Instituto Estadual do Cérebro é referência para o Brasil, diz Cláudio Castro

0
699

As novas instalações do IECPN no Rio permitirão a realização de 2 mil cirurgias por ano 

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), afirmou neste sábado (20) que as novas instalações do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), no Centro, é uma unidade de saúde especializada que vai beneficiar a população de todo o estado fluminense e também de outras regiões do país.

Ele destacou que a nova unidade é única no Brasil e destacou o trabalho de “uma equipe altamente capacitada”. O IECPN é uma unidade pública especializada em neurocirurgia e passou por intervenções que ampliaram e modernizaram o espaço.

As obras foram inauguradas no sábado em cerimônia que também contou com a participação do secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, e do diretor da unidade, Paulo Niemeyer. 

“É uma grande entrega não só para o estado do Rio de Janeiro, mas também para o Brasil inteiro. É uma unidade única no país, que conta com o trabalho formidável de uma equipe altamente capacitada, comandada pelo Dr. Paulo Niemeyer. Um hospital com padrão internacional de qualidade e atendimento especializado. É um orgulho para o nosso estado e para todos os fluminenses”, afirmou o governador.

Nova estrutura tem brinquedoteca

A obra inclui uma nova UTI pediátrica, enfermarias, ginásio de reabilitação com uma casa funcional, brinquedoteca, além de equipamentos de ponta no atendimento de neurocirurgia.

“Esta ampliação vai possibilitar dobrar a capacidade de cirurgias para atender a população do estado do Rio de Janeiro. É um equipamento de excelência e temos o desafio de trazer toda a rede de saúde do estado para o padrão deste instituto. O novo Instituto Estadual do Cérebro vai salvar milhares de vidas. Vamos ter um atendimento diferenciado, com reabilitação e acesso aos melhores equipamentos de neurocirurgia do mundo”, disse o secretário Dr. Luizinho.

Após as mudanças, foram abertos 49 novos leitos de enfermaria (39 leitos adultos e 10 pediátricos) e mais dez leitos de CTI infantil (3 neonatais e 7 pediátricos). Eles se somam aos 44 leitos de UTI adulto já existentes. O novo edifício de seis andares foi interligado ao antigo prédio.

Sobre o IECPN

Criado em 2013, o IECPN é referência internacional em neurocirurgia de alta complexidade e atende exclusivamente a pacientes do SUS. Em nove anos de existência, a unidade realizou mais de 11 mil atendimentos, 9 mil cirurgias e 95 mil exames. São aproximadamente 120 cirurgias cerebrais por mês. A expectativa é que passe a realizar 240 por mês, o que daria mais de 2 mil cirurgias anuais. 

“São cirurgias eletivas, programadas, de casos complexos. Com esse aumento, vamos também ampliar os diagnósticos. Vamos aumentar o escopo do instituto, mas sempre voltados para doenças mais complexas, que são mais difíceis de serem referenciadas”, explicou Paulo Niemeyer.

Os equipamentos médicos do IECPN são de última geração. Desde abril de 2022, o instituto conta com um eletroencefalógrafo 24 horas para mapeamento cerebral de pacientes com diagnóstico de epilepsia. O aparelho, que filma em HD, é o modelo mais atualizado do mercado.

O Gamma Knife, aparelho que realiza radiocirurgias no cérebro com extrema precisão e sem necessidade de incisões, recebeu uma atualização de ponta. Com o upgrade, o equipamento, que realiza em média 22 cirurgias por mês, passou a fazer o tratamento de várias doenças até então não atendidas. 

No Brasil, existem quatro equipamentos Gamma Knife, e o IECPN é o único hospital público do país a possuir um. Além disso, é o hospital que faz o maior número de procedimentos com essa máquina.

O Instituto atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). É a única unidade do país voltada ao tratamento de doenças neurocirúrgicas, como tumores, doenças vasculares e doença de Parkinson. 

Além disso, é uma importante instituição de ensino e pesquisa, com mais de 200 artigos publicados, inclusive com parcerias internacionais com países como Portugal, França e Reino Unido. A unidade conta com quatro salas de centro cirúrgico e mais de 800 profissionais, sendo mais de 170 médicos.

O Instituto Estadual do Cérebro conquistou, em 2017, a Certificação Internacional da World Federation of Neurosurgical Societies (Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia), que reconhece a unidade como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia.

Por Diário da Guanabara

SEM COMENTÁRIOS