O texto da AESP, contudo, foi publicado após o Ministério Público solicitar a cassação de três concessões de radiodifusão da Jovem Pan
Na sexta-feira, 30 de junho, o Instagram suspendeu a conta da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP). A suspensão ocorreu após a AESP publicar uma nota de repúdio, que não mencionava empresas específicas ou casos particulares. No entanto, o texto foi divulgado após o Ministério Público solicitar a cassação de três concessões de radiodifusão da Jovem Pan. A AESP expressou sua preocupação com qualquer tentativa de restringir a liberdade de expressão e repudiou medidas que busquem silenciar os radiodifusores. A suspensão da conta pela rede social Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, foi considerada um equívoco pela AESP e seu advogado, Walter Vieira Ceneviva, ressaltou a importância de distinguir entre abuso e exercício legítimo da opinião e da liberdade de expressão.
A AESP está aguardando uma resposta do Instagram após solicitar informações e a restauração de sua conta, que ainda permanece suspensa. A entidade está analisando as possíveis ações a serem tomadas, e Ceneviva afirmou que não tolerarão uma censura inconstitucional sem fundamentos claros e sem oportunidade de questionamento. Ele também alertou sobre a necessidade de buscar informações em outras fontes, como rádios, canais de televisão e sites afiliados à AESP, em vez de depender exclusivamente das redes sociais. A revista Crusoé entrou em contato com a assessoria de imprensa do Instagram em busca de esclarecimentos e aguarda uma resposta.
Por portal Novo Norte