Programa Wi-Fi Brasil já conta com mais de 16 mil pontos ativos no país, sendo 570 deles em territórios indígenas. Mais de 100 mil alunos foram beneficiados em unidades de educação indígena
A partir desta terça-feira (31) o Governo Federal coloca em movimento um conjunto de atividades para dar destaque à importância da preservação dos recursos naturais e os temas ambientais no país. É o início da Semana Nacional do Meio Ambiente, que marca o período em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 5 de junho, domingo). O Ministério das Comunicações (Mcom) se integra à iniciativa – incentivando a coleta de resíduos eletrônicos – e destaca as principais ações implementadas, em acordo com a consciência ambiental.
Para o MCom, essa consciência germina em um contexto no qual o direito à informação e o exercício da cidadania foram semeados. Para fomentar este ambiente, a pasta empenha esforços em ampliar a inclusão digital e social para milhões de brasileiros que, ainda hoje, estão excluídos dos benefícios e oportunidades da tecnologia da informação. “O projeto do MCom leva inclusão digital, conectividade e cidadania. Nossa missão é acabar com o deserto digital que ainda existe em nosso país”, afirma o ministro das Comunicações, Fábio Faria.
O trabalho realizado no âmbito do programa Wi-Fi Brasil tem sido transformador. São mais de 16,6 mil pontos de inclusão digital instalados em localidades onde a oferta adequada de acesso à internet em banda larga era apenas um sonho. Deste total, 570 estão em territórios indígenas, espalhados em 179 municípios brasileiros. Praticamente todos (98,6%) foram ativados em área rural, levando acesso à informação e à internet, via satélite, sem qualquer custo para a população.
Mais da metade dos pontos de inclusão do Wi-Fi Brasil em aldeias indígenas está na região Norte (279). Se levadas em consideração todas as escolas indígenas do país, o Programa está em 65% (371) delas.
De acordo com o censo do Ministério da Educação (MEC), são 100.230 alunos beneficiados, que contam agora com canais de comunicação usados não apenas para levar informação e aprendizagem, mas também para distribuir o conhecimento tradicional e a consciência ambiental presentes na cultura dos povos indígenas. Os três estados com maior volume de antenas instaladas são Roraima (140), Mato Grosso (82) e Amazonas (73).
SEMANA NACIONAL – A agenda da Semana Nacional do Meio Ambiente, que concentra as atividades entre os dias 31/5 e 3/6, começa com a disposição de um ônibus – o “reciclatech” – para a coleta de equipamentos eletrônicos sem uso, a serem doados pela população para o possível recondicionamento.
Nesta terça-feira, o veículo do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) ficará na sede do MCom, no Bloco R da Esplanada dos Ministérios, até às 17h. Amanhã (1º), a unidade móvel estará no estacionamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no Bloco E.
Serão aceitos no ônibus do CRC: celulares, impressoras, CPUs, monitores, notebooks, fontes de alimentação, pilhas, baterias, televisores, entre outros dispositivos que não funcionam mais. Após avaliação, os materiais podem ser encaminhados à manutenção ou à reciclagem, a depender do estado.
Os computadores que ainda podem ser utilizados são recondicionados no âmbito do programa Computadores para Inclusão, promovido pelo MCom. Depois, são destinados a telecentros, escolas e bibliotecas públicas. Desde 2019, cerca de 10 mil computadores foram doados por meio da ação.
Por Portal Novo Norte