Início Notícias Geral Grupo de Alcoólicos Anônimos Vida Nova

Grupo de Alcoólicos Anônimos Vida Nova

0
250

A HISTÓRIA DA CHEGADA DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

Em outubro de 1972, Diógenes (um macaense e alcoólico) teve um encontro com Andrade (que trabalhava no INPS e morava em Campos). Na varanda do Hotel Panorama, conversaram sobre Alcoólicos Anônimos, acompanhados pelo Dilton Pereira e Silvio Peixoto. Ambos não eram alcoólicos, mas o Silvio foi ao encontro em busca de ajuda para o próprio pai que era alcoólatra.

Antes deste encontro, Diógenes fazia sua recuperação em busca da sobriedade por correspondência, enviando cartas para uma caixa postal no Rio de Janeiro.
Após este encontro preliminar, durante a semana Diógenes conversou com o padre da igreja católica Nossa Senhora de Fatima e conseguiu uma sala, onde no sábado seguinte aconteceu a primeira reunião do Grupo Vida Nova.

A cada reunião seguinte chegavam novos alcoólatras trazidos pelo Diógenes através de suas abordagens, pois ele sabia que ajudando outros alcoólicos a se recuperarem ele era o mais beneficiado. Na época, todos se conheciam na cidade e era fácil diagnosticar as pessoas que bebiam descontroladamente.
A maioria destes bebedores, que era comum encontrá-los embriagados e caídos pelas calçadas, na época, muitos foram encaminhados para a Casa Transitória onde eram tratados como “loucos”, pois alguns se tornavam agressivos e violentos.

Estes internos passaram a frequentar as reuniões de Alcoólicos Anônimos, se identificaram e ingressaram na Irmandade. A medida que continuavam voltando às Reuniões e se recuperando, recebiam alta médica e liberados da internação.
Diógenes teve o apoio da esposa Dulcirene (dona Dulce), que reunia outras esposas e familiares de outros alcoólatras, e fundou o Al Anon, que funciova sempre aos sábados à tarde na Sala do Vida Nova. Na mesma sala, eram realizadas reuniões de N.A. (Neuróticos Anônimos), atualmente, Narcóticos Anônimos.O Grupo d

e Alcoólicos Anônimos foi crescendo e passou a praticar os princípios, logo buscando a auto suficiência, alugando uma sala no Lar de Maria, onde funcionou até 2020. Antes, Alcoólicos Anônimos foi expandindo em Macaé e Região, surgindo grupos em Rocha Leão, Rio Dourado, Barra de Sao João, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, entre outros. Em Macaé, na Barra(Arca de Noé); na Aroeira(Esperança da Felicidade); em Malvinas(Malvinas); no Visconde de Araujo(Três Legados); no Parque Aeroporto(Aeroporto); no Ajuda(Ajuda) e no Lagomar(Lagomar). Neste período foi criado o ISAA(Intergrupal de Serviços de Alcoólicos Anônimos), que atualmente é o ESL(Escritório de Serviços Locais de Macaé).

Durante a pandemia em 2020 e 2021, os Grupos fecharam(com excessao do Lagomar), seguindo as recomendações sanitárias, e as Reuniões do Vida Nova aconteceram no formato online, visando a recuperação de seus membros e todos os membros interessados em Macaé, no Brasil e no mundo. E quando reabriu em janeiro de 2022, mudou de endereço, funcionando atualmente a Rua Teixeira de Gouveia, 1169 – Sala 101 – Centro – Macaé.RJ.

Praticamente todos os pioneiros de Alcoólicos Anônimos em Macaé já não estão entre nós, mas temos três membros de Alcoólicos Anônimos vivos e atuantes: Edgar, há 47 anos em sobriedade contínua, Nonato e Jose Dário há mais de 50 anos, que vieram para Macaé e já eram membros de Alcoólicos Anônimos, ingressados em outras cidades. (Orci e Carlinhos). Eles expandiram o Alcoólicos Anônimos em Macaé e Região, deixando a porta AbertA para receber a todos que buscam AjudA.

Além do Vida Nova, atualmente  temos em Macaé o Arca de Noé, Aeroporto e Lagomar.

SEM COMENTÁRIOS