Início Notícias Geral COVID-19: A importância de se exercitar em casa

COVID-19: A importância de se exercitar em casa

0
1507

Algumas das alunas da professora Samara Jardim se exercitando durante sua aula. Foto: Divulgação.

A professora de educação física Samara Jardim ressalta a importância das atividades físicas e dá dicas de exercícios

Estimulando as pessoas a praticarem exercícios físicos dentro de suas casas durante o período de isolamento social no combate ao coronavírus, a professora de educação física e representante do CREF1 em Macaé, Samara Jardim, prestou esclarecimentos para cooperar com a saúde e o bem-estar da população macaense.

“A prática regular de determinada atividade física reduz substancialmente o risco de morte por doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes, pressão alta, entre outras doenças, além de manter nossa imunidade em alta. Mesmo que a pessoa faça somente 30 minutos por dia, já será considerado fora do sendentarismo”, ressalta Samara.

Segundo a professora, como macaense, ela nunca pensou que vivenciaria uma situação dessas de pandemia do COVID-19, onde é preciso se refazer para manter-se na atividade física com ainda mais disciplina, não deixando a imunidade baixar. Para Samara, apesar de nem todos estarem prontos diante da tecnologia, o mundo virtual é um grande aliado nesse momento, possibilitando que os profissionais se conectem com os seus alunos de forma online.

“São muitos os benefícios aos praticantes, como melhora da circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos, emagrecimento, diminuição de riscos de doenças cardíacas, melhora da autoestima, promoção de bem-estar, aumento da disposição, diminuição de dores, melhora da postura e vários outros atributos acerca”, pontua.

De acordo com Samara, esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, corridas, pula cordas, danças ou a prática da musculação. A prática regular de atividade física é importante para melhorar a qualidade de vida e a disposição para realizar as atividades do cotidiano e, por isso, é importante as pessoas de todas as idades se exercitarem.

“Há valiosas dicas como, praticar uma atividade física que seja monitorada por um profissional qualificado para tal, evitar seguir dicas de blogueiros desinformados e, buscar seguir programas de atividades físicas feitos por um profissional devidamente formado, onde o mesmo irá respeitar suas individualidades biológicas e te proporcionará, além de qualidade de vida, um ótimo resultado”, frisa.

Para a professora, a boa alimentação conjugada com a prática de atividades físicas, também possibilita a imunidade alta, já que em tempo de pandemia não existe um alimento específico para ser consumido visando propor isso. Sabemos da importância da vitamina C, porém, hábitos saudáveis vão deixar você e seu organismo bem mais resistentes, não deixando o indivíduo vulnerável ao vírus. É importante buscar um bom nutricionista para prescrever sua dieta e um profissional de educação física para prescrever sua atividade.

“Aos que querem sair do sedentarismo, focar em coisas simples do cotidiano é a missão, como subir e descer escada, apostar em uma arrumação de casa, dançar na sala, caminhar, andar de bicicleta, pular corda, entre outros mecanismos que fazem parte da sua rotina”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS