Início Notícias Cidade Quem tem medo da sexta-feira 13 que se cuide para se...

Quem tem medo da sexta-feira 13 que se cuide para se livrar do azar  

0
742

Se você está lendo este texto agora e não tomou alguns cuidados para se livrar de maus momentos, por ser hoje a primeira sexta-feira 13 do ano de 2020, é melhor prestar atenção em cada detalhe do que apontam os supersticiosos e tomar cuidados para que seu dia seja livre de qualquer imprevisto. A lenda de que a sexta-feira 13 é tradicionalmente conhecido como dia mais azarado de todos, mostra alguns episódios ocorridos que podem sugerir algumas ações lembradas por quem não deseja sofrer alguma consequência imprevista.

Por ser considerado o dia mais azarado de todos, existe até um nome: paraskevidekatriafobia. A data é junção de duas coisas que por sí só já são associadas ao azar. O número 13 é considerado um número de azar e infortúnio. Em comparação com o número 12, que é considerado “completo”, o 13 é sempre visto como irregular. Já a sexta-feira ganhou sua fama de dia de azar porque, segundo a Bíblia, foi o dia em que Jesus foi crucificado foi crucificado.

Há quem argumente que a sexta 13 é o dia reservado para tragédias e eventos desastrosos. O Grande Dilúvio teria ocorrido numa sexta-feira treze. Em 1972, um avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi caiu nos Andes em uma sexta-feira treze. No Brasil, o AI-5, decreto que enrijeceu a censura e institucionalizou a tortura durante a ditadura militar, foi promulgado em 13 de dezembro de 1968, uma sexta-feira.

Tradicionalmente, alguns elementos conhecidos como azarados, são associados à sexta-feira 13. O gato preto é normalmente associado ao mau agouro, mas na sexta-feira 13 é bastante procurado para rituais de magia negra.

Todo cuidado  é pouco?

Quem é supersticioso deve ter lembrado de descer da cama ao acordar, com o pé direito. Também, deve evitar passar embaixo de escadas. Muitos, para se livrar do mau agouro, colocam um galho de arruda na orelha ou a carrega no bolso. Alguns preferem até não sair de casa para evitar qualquer tropeço e ficar longe de agendas pessimistas também passou a ser um cuidado. Dar faca (instrumento cortante) de presente, nem pensar. Ou evitar que um gato preto passe à sua frente.

Hoje, o que mais preocupa os supersticiosos, é o Coronavirus, ou o Covid 19. Fazer cumprimentos apertando a mão, nunca. Um aceno de cabeça e com distância de mais de um metro, é outra opção, além, é claro, de evitar aglomerações. Como os nossos parlamentares estão habituados a usar o meu, o seu, o nosso dinheirinho, para viagens internacionais – e não foram poucos os que o fizeram – deputados e senadores estão na alça de mira. Neste período, os países mais visitados por parlamentares e servidores foram os Estados Unidos (131), China (55), Uruguai (39) e Portugal (32).

No dia 28 de fevereiro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ),  cumpriu agenda  oficial de governo e foi visitar a Espanha para debater clube-empresa com o mandatário da La Liga. Ele estava acompanhado do deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ. Fechar o Congresso Nacional por causa do Coronavirus, é uma possibilidade muito grande porque muitos deputados e senadores andaram viajando pelo mundo todo.

Mas como outra sexta-feira 13, pelo calendário de 2020, só vai ser registrada no mês de novembro, ainda há tempo para outros cuidados. Mas, lembre-se que, igual ao azar, o número pode estar atrelado à sorte, como o caso do ex-jogador e técnico da seleção brasileira, Zagalo, que acredita no número que, para ele, só trouxe sorte, muita sorte.

Está preparado?

SEM COMENTÁRIOS