Escritórios de advocacia, de contabilidade, imobiliárias e seguradoras são os próximos estabelecimentos a serem reabertos
Em coletiva de imprensa realizada através de videoconferência nesta sexta-feira (19), o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, informou que a cidade vem caminhando de forma razoável, nos últimos dias, diante da pandemia do coronavírus e que permitirá, com cautela, a reabertura de novos estabelecimentos, como escritórios de advocacia, contabilidade, imobiliárias e seguradoras funcionando das 14h às 18h nos próximos dias.
“Com 50% do efetivo, todos os funcionários que voltarão a trabalhar nesses comércios serão testados pela prefeitura, a partir de uma agenda proposta”, ressaltou.
Durante o encontro, o prefeito salientou a importância dos novos testes realizados nos bairros, como no Parque Aeroporto, um dos mais populosos do município, agilizando todo o processo, a fim de conhecer o perfil epidemiológico dos bairros que, desde então, vem apresentando taxa de óbitos maior.
“Na semana que vem, iremos para a Barra e demais bairros. Nesses três dias 1600 exames foram feitos no Parque Aeroporto. Até ontem, 5% da população já teve contato com o vírus. Essa sorologia não tem o objetivo de diagnosticar, apesar de trazer novos pacientes, mas para fazer um levantamento epidemiológico para saber qual é o quantitativo de pessoas que teve contato com o vírus em Macaé”, declarou.
Na coletiva, o prefeito ressaltou ainda que o isolamento social já não tem sido obedecido pela população, refletindo no aumento do números de casos. “Há 10 dias estávamos mantendo um confinamento de 45%, hoje, a média deve ficar por volta de 40%, ou seja, 60% das pessoas já estão em atividades e trabalhando”.
Num outro momento, Dr. Aluízio disse que a cidade se encontra na faixa laranja, que significa uma atenção redobrada e pontuou ainda o encontro com a taxa de reprodução do vírus que hoje se encontra em 1,5, mas que já foi 2,3. “1,5 está distante de ser um sonho, mas também não é uma catástrofe. Estamos na faixa laranja, que antecede a faixa emergencial. Existiam três faixas, mas agora com o ‘covidímetro’, teremos quatro faixas e, no momento, estamos no meio do caminho”, completou.
O prefeito revelou ainda que Macaé mantém a mesma taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva, sendo 27 leitos ocupados hoje, o que representa de 60% a 65%, fazendo a cidade passar por esse processo que necessita de cautela para não perder o que conseguiram fazer em prol da população.
De acordo com o Chefe do Executivo, a previsão é de que a partir de julho novas atividades sejam reabertas, como empresas e comércios. Para agosto, estima-se o retorno das aulas nas redes pública e privada de ensino. Além disso, destacou que, para setembro, estima-se a flexibilização quanto aos bares, restaurantes e academias.