Início Notícias Política Plano de restruturação da Defesa Civil regional será levado à Alerj

Plano de restruturação da Defesa Civil regional será levado à Alerj

0
1612

Welberth Rezende prepara proposta a ser protocolada na Alerj após posse do mandato

Pauta já é preparada por Welberth Rezende para entrar em discussão na Assembleia Legislativa

Um plano de restruturação das bases da Defesa Civil no Estado já está sendo elaborado pelo deputado estadual eleito, Welberth Rezende (PPS), para ser protocolado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) logo na primeira semana de trabalhos, após a posse que acontece nesta sexta-feira (1).

O objetivo principal da proposta é fortalecer as unidades decentralizadas e situadas nos municípios polos regionais, propondo parcerias com as prefeituras, promovendo programas de aperfeiçoamento e atualização dos agentes, além de substituição de frotas e de equipamentos.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa também se estenderá ao Corpo de Bombeiros, que seguirá como referência nas ações de salvamento e de resgate coordenadas pelas equipes da Defesa Civil. “Há nas cidades do interior a necessidade de se preparar os agentes para casos de risco. Em cada cidade há uma característica, que vão desde as oscilações do mar e mares, enchentes, ao deslocamento de encostas. Precisamos garantir que todos estejam preparados para atuar da melhor forma, com condições dignas, para atender a nossa população”, disse Welberth.

A catástrofe de Brumadinho, em Minas Gerais, provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, é um exemplo de força e superação dos agentes dos Bombeiros e Defesa Civil, e que também serve de ensinamento para que novas medidas sejam criadas com objetivo de fortalecer as instituições.

“Os Bombeiros do Estado do Rio estão dando uma grande contribuição a Minas Gerais nesta tragédia. É um exemplo claro de vocação e de dedicação ao próximo, de comprometimento com o trabalho e com o próximo. Precisamos criar mecanismos para enaltecer este trabalho e de torná-lo ainda mais eficaz para a população”, disse o parlamentar.

SEM COMENTÁRIOS