Início Notícias Brasil Pesquisa busca saídas para crise da profissão de jornalista

Pesquisa busca saídas para crise da profissão de jornalista

0
376

Projeto promove encontros on-line aberto à participação dos interessados

Fim da exigência do diploma, condições precárias de trabalho e proliferação de fake news. Esses são alguns dos desafios que norteiam o projeto Enfrentamento da Crise da Profissão de Jornalista (Enprojor), que reúne representantes do setor que atuam em Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras e arredores. O projeto faz parte de uma pesquisa de doutorado realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

O projeto, de autoria do jornalista Marcello Riella Benites, utiliza a metodologia da Pesquisa Ação, em que integrantes de uma comunidade buscam solucionar problemas comuns. O grupo, que realiza reuniões on-line trimestrais, defende a exigência do diploma e a sindicalização como formas de empoderamento e união por melhores condições de trabalho e renda. O próximo encontro acontece no dia 11 de abril e é aberto à participação dos interessados.

“Acredito que os jornalistas estão entre os que mais contribuem com a democracia. O resgate da profissão é fundamental para diminuir a desinformação, a onda de fakes news e pós-verdade”, afirma Marcello, que é jornalista da Câmara Municipal de Macaé, mestre pelo PGCL e autor do livro “A origem da Mídia Ninja no discurso dos jornalistas”.

Integrantes da comunidade de prática e ação do projeto apontam possíveis soluções para a crise da profissão. “O diploma de jornalismo continua sendo indispensável para evitar as aberrações das fake news ocorridas com a eclosão das redes sociais, para a gente oferecer uma interpretação adequada dos fatos”, argumenta Gerson Dudus, professor de comunicação da Faculdade Católica Salesiana de Macaé (Facsma) e jornalista da Secretaria de Cultura no mesmo município.

A exigência do diploma para exercer a profissão foi extinta no dia 17 de junho de 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). É possível conhecer detalhadamente os erros dessa decisão, consultando o site da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj): https://fenaj.org.br/artigos-sobre-o-diploma/.

SERCIÇO

Projeto Enfrentamento da Crise da Profissão de Jornalista (Enprojor)

Participação livre

Data do encontro on-line: 11/04/2023

Horário: 19h

Contato: marcellobenites@hotmail.com ou 22 99832-9028 (WhatsApp)

Relatório do último encontro:

https://www.releiturasemcomunicacao.com.br/l/construcao-da-democracia-diploma-e-sindicalizacao/

SEM COMENTÁRIOS