Início Notícias Geral Para celebrar o Dia da Árvore, GNA promove plantio de árvores ameaçadas...

Para celebrar o Dia da Árvore, GNA promove plantio de árvores ameaçadas de extinção

0
660

Para celebrar o Dia da Árvore, GNA promove plantio de árvores ameaçadas de extinção - Divulgação

Ao todo serão 150 mudas de espécies nativas da restinga de São João da Barra. A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental que a empresa realiza no município

Em comemoração ao Dia da Árvore celebrado nesta segunda-feira, a GNA vai plantar, entre os dias 21 e 24 de setembro, 150 mudas de espécies nativas da restinga de São João da Barra. A ação é parte do Programa de Educação Ambiental, elaborado pela GNA, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Associação de Moradores e Amigos do Açu – AMA e os agentes ambientais. Ao longo do ano passado, o programa capacitou cerca de 90 pessoas, entre moradores das comunidades do 5º Distrito de São João da Barra e trabalhadores das obras da GNA, como Agentes Multiplicadores Ambientais.

Todas as espécies que serão plantadas foram cultivadas no viveiro de mudas da RPPN Caruara e terão o apoio técnico dos representantes da reserva durante o plantio. Entre as árvores selecionadas estão algumas ameaçadas de extinção como: Ingá-mirim, Sabonete e Quixaba. As duas últimas deram os nomes de comunidades de São João da Barra.

Cada muda plantada receberá uma placa com informações da espécie. “Esse é um projeto incrível, pois além de preservar a biodiversidade local, vai exaltar a beleza do ecossistema da restinga e cultivar espécies ameaçadas de extinção”, afirma Franciara Oliveira, coordenadora de Responsabilidade Social da GNA.

Algumas mudas também serão plantadas nas escolas do município, reforçando ainda mais o compromisso da GNA com a preservação e educação ambiental na região. “Ao plantar as árvores nas escolas, vamos levar um pouco mais de conhecimento sobre as riquezas naturais do município. As crianças vão crescer aprendendo um pouco mais sobre as espécies nativas de São João da Barra”, acrescenta Franciara Oliveira.

A atividade vai seguir todas as medidas de prevenção à Covid-19, com a participação exclusiva dos envolvidos no projeto, mantendo o distanciamento social, com o uso de máscaras obrigatório e disponibilização de álcool 70% líquido ou em gel durante toda a ação.

Confira a programação:

Semana da Árvore: de 21 a 24 de setembro
21/09 – segunda-feira, às 09h – Barra do Açu
22/09 – terça-feira, às 09h – Mato Escuro
22/09 – terça-feira, às 14h – sede do município
23/09 – quarta-feira, às 09h – Quixaba
24/09 – quinta-feira, às 09h – Capela de São Pedro

SEM COMENTÁRIOS