Início Notícias Cidade Moradores do Brisa do Vale manifestam insatisfação com a falta d’água

Moradores do Brisa do Vale manifestam insatisfação com a falta d’água

0
1117

Moradores alegam que caminhão-pipa da Cedae não atende a nem 20% da demanda - Foto Wanderley Gil (Arquivo)

Essa semana, o jornal O DEBATE recebeu 15 reclamações sobre o problema de abastecimento no condomínio

Nem uma, nem duas e nem três. Em apenas um dia o jornal O DEBATE recebeu 16 mensagens de moradores do condomínio Brisa do Vale, na Ajuda de Cima, reclamando da falta d’água. Inconformados com o problema, que afeta boa parte da população macaense há anos, eles procuraram a nossa equipe de reportagem para tentar chamar atenção da Nova Cedae e do poder público sobre os transtornos que eles enfrentam para que os responsáveis tomem uma providência.

Segundo eles, o problema de abastecimento em alguns pontos do condomínio já acontece há semanas. “Estamos sofrendo há mais de duas semanas. Toda vez que ligamos para a Cedae, o responsável diz que vai mandar água, mas isso nunca acontece. Temos crianças pequenas, idosos em casa. Pedimos uma solução”, diz Gessica Leal.

Segundo quem vive ali, se antes a situação era ruim, agora só tem piorado. “Está muito precário, como nunca esteve antes. As famílias estão se mudando, pois não dá para ficar sem água. Está muito caro bancar caminhão-pipa”, lamenta José Maria.

Já Marcos conta que o responsável pelo abastecimento no Brisa do Vale (por questões éticas não vamos expor o nome) só estaria resolvendo o problema de uma pequena parcela de moradores. “Ele vem prometendo há semanas mandar água para a nossa cisterna e nunca envia. Quando manda é só para 20% das residências, o que ocorre em decorrentes compras de caminhão-pipa que duram apenas de três a quatro dias. Isso tem tirado o nosso sossego, o nosso sono. Precisamos de um posicionamento da parte dele, pois alguns síndicos alegam que ele está de pirraça por eles cobrarem tanto”, relata.

A situação tem afetado o orçamento de várias famílias, que precisam buscar alternativas para amenizar os transtornos. “Temos que comprar caminhão-pipa constantemente”, reclama Iara Pires.

Um morador, que pede sigilo do nome, questiona a Nova Cedae sobre o abastecimento. “Está insuportável ficar sem água. A Cedae abastece quando quer. Diz que não tem água, mas caminhão-pipa com água, várias quadras aqui do condomínio conseguem comprar. Como ela não tem água para abastecer, mas tem para o caminhão-pipa vender para nós Macaenses?”, pergunta.

E a insatisfação não para por aí. “Todo ano é essa vergonha da falta d’água. Cedae, vamos dar um basta desse problema aqui no Brisa. Chega de pagar carro-pipa. Só agora (no final de semana) que começou a cair água na nossa cisterna do empreendimento. Vai chegar o verão e vai ser o Deus nos acuda. A culpa toda é do chefe do setor de manobra e seus funcionários”, denuncia Fernando Alves.

Procurada, a Nova Cedae informou que está realizando manobras para reforço do fornecimento de água e vem fornecendo carro-pipa para abastecê-lo quando necessário. Ela ressaltou que o abastecimento do local sofreu oscilações, devido ao período de estiagem, mas o sistema já está se recuperando.

Confira outros depoimentos de moradores

“Sou moradora do condomínio Brisa do Vale. Estamos sofrendo com o abastecimento de água há muito tempo, no período do verão principalmente.
Precisamos urgente de que tomem providências”, Renata.

“Sou morador aqui do condomínio Brisa do Vale. Estamos sofrendo há mais ou menos umas duas semanas com problemas de abastecimento de água. Toda vez que ligamos para a CEDAE, o responsável diz que vai mandar água, mas nunca manda”, Marcos Silva.

“O grande problema aqui é a falta d’água. A última vez que caiu foi na quarta passada. Isso sempre vem acontecendo”, Jonatas Azeredo.

“Sou morador do Residencial Brisa do Vale, na Ajuda de Cima. Estamos constantemente tendo problemas com o abastecimento de água pela concessionária Cedae”, Lindomar da Silva Pinto.

“Estamos há duas semanas sem cair água nas torneiras. Por favor, nos ajudem”, Dória.

“Sou moradora do Residencial Brisa do Vale e estamos tendo problemas com o abastecimento de água direto. Gostaria da ajuda de vocês”, Ana Cristina Moretson.

“Moro no condomínio Brisa do Vale. Gostaria de relatar a constante falta de água no nosso condomínio. Todo dia sofremos com o abastecimento precário da Cedae. Moro aqui há três anos e durante esse tempo sempre sofremos com o problema”, Vinicius Leandro Araujo.

“O Condomínio Brisa do Vale está há uns dois meses passando por uma situação muito complicada, sem abastecimento de água. A Cedae até manda água, mas não o suficiente para o abastecimento completo do condomínio. Os castelos não conseguem encher nem até a metade. A população fica sem água. Hoje mesmo estamos há quase uma semana sem água. Por favor nos socorram”, Ademir.

“Aproveito esta oportunidade para uma reclamação e um protesto.
Moro na Rua José de Aguiar Franco, na Costa do Sol. Há três dias que não sabemos o que é água. Ontem à noite veio e deu para enchermos as caixas d’água. Coisa horrível e inexplicável. Nunca aconteceu isso desde 1.982, quando viemos para cá. Pergunto: será que isso vai acabar? Há mais de dois meses que a água chega à noite fraquíssima e falta uma semana depois. Vem uma noite e falta mais uma semana. Impossível isso acontecer numa cidade importante como Macaé. Prefeitura e Cedae tem que trabalhar para o povo. Vamos dar jeito nisso por favor. Hoje (dia 13 – domingo) não temos mais água em nossas torneiras. Eu gastei um dinheiro comprando dois tanques de 2.500 litros, renovei minhas bombas e encanamentos. A sorte é que com esses 5 mil litros ainda posso ficar um pouco despreocupado, mas a água só vem de 4 a 5 dias. Será que esse desconforto não terá fim? Vergonha isso, não?”, José Moura Gonçalves.

Resposta da Cedae

Técnicos foram na terça-feira (15), ao endereço informado na Costa do Sol e constataram que o mesmo encontra-se abastecido.

Denuncie o problema

Com o aumento nas reclamações referentes ao abastecimento, o jornal O DEBATE está criando um canal com os seus leitores. Quem estiver com problemas referente a água, pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp: (22) 99609-9064. Na hora é importante, além de informar há quanto tempo o problema está acontecendo, o nome e o endereço completo. Esse contato também poderá ser usado para outras denúncias.

SEM COMENTÁRIOS