Início Notícias Brasil Milícia da esquerda nas redes sociais compartilha desinformação sobre combate ao garimpo...

Milícia da esquerda nas redes sociais compartilha desinformação sobre combate ao garimpo ilegal em terras indígenas

0
475

Vídeo viral de combate ao garimpo é verdadeiro, mas foi gravado em ação da Polícia em 2022, no Governo Bolsonaro

Um vídeo contendo desinformação está sendo compartilhado pelas milícias digitais petistas que atuam livremente nas redes sociais. A gravação  mostra a destruição de equipamentos utilizados em atividades de garimpo ilegal afirmando que se trata da ação do governo Lula em combate a garimpeiros na região. O vídeo da explosão foi compartilhado mais de 8.300 vezes nas redes sociais, desde pelo menos 5 de fevereiro, como se mostrasse a “nova postura do governo federal em relação ao garimpo ilegal”.

Entretanto, o video da ação fr combuste a garimpeiros não tem relação com o governo Lula da Silva (PT) e foi gravado em fevereiro de 2022 no estado do Pará durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro. A checagem foi feita pela AFP Checamos e confirmada pelo IBAMA.

Desde 1 de fevereiro de 2023, a Força Aérea Brasileira (FAB) começou a se mobilizar para uma operação com o objetivo de proteger as terras dos Yanomami do garimpo ilegal. No entanto, o vídeo viral não tem relação e é anterior a essa operação.

As publicações fornecem uma informação incorreta sobre o local onde as imagens teriam sido gravadas, pois a cidade de Boa Vista é a capital do estado de Roraima, e não de Rondônia. Não há nenhum município chamado “Boa Vista” em Rondônia registrado na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A capital Boa Vista tem sido um dos principais pontos de atendimento à população Yanomami. A Terra Indígena Yanomami, no Brasil, se estende pelos estados de Roraima e Amazonas.

Como constatado pelos fatos, o governo do presidente Jair Bolsonaro não se omitiu e realizou ações para resolver o problema dos garimpos ilegais em terras indígenas.

Por Pòrtal Novo Norte

SEM COMENTÁRIOS