Apesar do resultado, equipe fez grande estreia na Liga BFA. Placar final foi de 39 a 25 para o Gigante da Colina
De um lado, um time já veterano na competição. Do outro, um novato, mas com fome de jogo. Se alguém esperava que o Vasco Almirante teria um jogo fácil pela frente diante do Macaé Oilers, se enganou. O placar apertado de 39 a 25 mostrou porque a Liga BFA, que chega à sua 3ª edição, é considerado o maior Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. O jogo aconteceu no último domingo (21), no Estádio Municipal Juliana C. Vianna, em Rio das Ostras.
No início da partida, os estreantes ainda estavam tímidos na jogada, mas ao longo da partida foram impondo o seu jogo e evoluindo, surpreendendo o adversário. Isso porque, depois de duas campanhas sem sucesso, o Oilers conseguiu seu primeiro first down (nome dado a cada tentativa de avanço de um time durante o seu ataque) com uma boa corrida de Bruno Oliveira.
O time da casa aproveitou um bom momento, após um passe longo do quarterback Gabriel Lazaro para Lucas Storck, alcançando a redzone (zona que está localizada entre a linha de 20 jardas e a Endzone). Os primeiros pontos do time vieram através do passe de 19 jardas até Jean Patrick, que pulou na frente de seu defensor para a recepção. Ponto extra convertido por Bruno Olivera.
Outra grande jogada dos Petroleiros aconteceu no último quarto. Gabriel lançou um passe de 25 jardas para Anderson “Júlio Jones”, que conseguiu fazer a separação de seu marcador e ficou livre para percorrer mais de 50 jardas até a endzone no maior touchdown da partida.
Apesar do resultado, o presidente do Oilers, Marcelo Mizurine, considerou o resultado do time bom. “Embora a gente não tenha saído vitorioso do confronto, mostramos na estreia que somos um adversário que merece todo o respeito”, disse. “A diretoria e atletas agradecem a presença da torcida, que apareceu em bom número e conta com esse apoio nas próximas partidas que será mandante”, completou.
O próximo compromisso dos Oilers será contra o Tritões, no dia 8 de agosto, em Vila Velha, no Espírito Santo.
A Liga BFA é promovido pela Associação dos Clubes de Futebol Americano do Brasil. Essa é a primeira vez que o Oilers participa da elite nacional. Ele está disputando a etapa Sudeste, estando no Grupo A ao lado do Galo FA (Campeão de 2018), Portuguesa FA, Ribeirão Preto Challengers e Flamengo Imperadores. No Grupo B (Sudeste) estão o Tritões, América Locomotiva, SP Storm, Corinthians SteamRollers e o Vasco Almirantes.
Sobre a Liga BFA
A BFA é uma instituição fundada em 2017. No início ela contava com 32 equipes e cresceu para 80 equipes. Entre as novidades para esse ano, a Liga estará presente na região Norte do Brasil, terá duas divisões (Elite e Acesso) e cinco conferências por todo o território.
A principal missão da Liga é promover o futebol americano através da organização contínua de campeonatos nacionais, auxiliando no desenvolvimento das equipes e de todos os envolvidos com o esporte. Sendo assim, ela busca ser referência nacional.