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Leilão garante R$ 11,3 bilhões para rodovia entre RJ e MG

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A concessão da Rio-Valadares vai ampliar capacidade da rodovia e gerar cerca de 150 mil empregos

O sistema rodoviário da BR-116/493/465/RJ/MG, que liga as cidades do Rio de Janeiro (RJ) a Governador Valadares (MG), vai ganhar novos investimentos. A EcoRodovias Concessões e Serviços S.A. ganhou o leilão realizado na última semana e, nos próximos 30 anos, vai investir R$ 11,3 bilhões nos 726,9 quilômetros de extensão da rodovia.  

Concessão do trecho vai beneficiar 37 municípios no Rio de Janeiro e em Minas Gerais com obras de modernização e aumento de capacidade.

O leilão aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), onde a EcoRodovias apresentou oferta de desconto de 3,11% na tarifa básica. No total, são estimados R$ 4 bilhões para obras e intervenções na BR-116/RJ; R$ 1,5 bilhão para a BR-493/RJ, conhecida como Arco Metropolitano; R$ 300 milhões para a BR-465/RJ; e R$ 5,5 bilhões para a BR-116/MG. Na Serra de Teresópolis (RJ) a previsão é que 7,7 quilômetros passem por ampliação da capacidade, como forma de aumentar a segurança e a fluidez no trânsito e diminuir o impacto ambiental na região.

A Rio-Valadares é considerada estratégica pela extensão e pelo volume de tráfego. Dividida em seis trechos, a rodovia ainda é a única rota, a partir da capital fluminense, disponível para contornar a Baía de Guanabara, permitindo o acesso à Região dos Lagos e ao norte do estado.

Investimentos -> Ao longo dos próximos 30 anos, estão previstas obras e intervenções como 303,2 quilômetros de duplicações e 255,2 quilômetros de faixas adicionais; 85,5 quilômetros de vias marginais; 775 acessos; três áreas de escape; 75 passarelas; 462 pontos de ônibus e 57 passagens de fauna. A estimativa é que a medida gere cerca de 150 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

Tarifas

Está prevista uma redução progressiva nas tarifas de pedágio instalados em toda a extensão do sistema rodoviário. No total, serão 12 praças, cinco no Rio de Janeiro e sete em Minas Gerais. Na prática, o usuário que cruzar a extensão completa da rodovia passará por 11 estações, já que as duas praças de Viúva da Graça (BR-116/RJ), no Rio de Janeiro, estão na mesma quilometragem, apenas em direções diferentes.

A partir do sexto ano de vigência do contrato, está prevista a utilização do sistema free flow de pagamento eletrônico de tarifa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sem a necessidade das tradicionais praças de pedágio.

Também devem ser implantadas pela concessionária, enquanto durar o contrato: tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples (40%); desconto para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico e para usuário frequente; pontos de parada e descanso para caminhoneiros; adoção da metodologia Programa Internacional de Avaliação de Rodovias (iRAP) para redução de acidentes em estradas; iluminação e pontos de wi-fi.

Por Portal Novo Norte

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