Início Notícias Brasil Iniciativas de governo digital favorecem o futuro verde

Iniciativas de governo digital favorecem o futuro verde

0
665

Em evento sobre mercado de carbono, secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, mostrou como o GOV.BR está contribuindo para o crescimento sustentável do país

“O Brasil é um país que respeita o meio ambiente e que deve assumir o seu lugar de protagonista”, afirmou o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, durante o Congresso Mercado Global de Carbono. Em sua participação no painel “Startups, tecnologia e inovação impulsionando o futuro verde” realizado na última sexta-feira (20/05), o secretário ressaltou os avanços do Governo Digital, que por meio do GOV.BR, está colaborando para que o Brasil possa inverter a lógica da punição para o incentivo à preservação do meio ambiente.

Paes de Andrade destacou como o GOV.BR, a plataforma de relacionamento digital do estado com os cidadãos, está presente no dia a dia da população, aproximando o governo da sociedade. “O GOV.BR representa tudo que a gente vem fazendo pelo país, e nós atuamos no combate à burocracia, na transformação digital do Estado e na melhoria estrutural da administração pública. A plataforma GOV.BR é a identidade das identidades, ela permite que outras conquistas aconteçam”, salientou.

De acordo com o secretário, as inciativas desenvolvidas em parceria com o Serpro e o Ministério do Meio Ambiente, como a plataforma Floresta + (que viabiliza o pagamento a produtores rurais que preservam florestas), estão permitindo que o governo inove na jornada por um futuro verde. “O grande ponto que traz a gente aqui para esse evento é que, ao invés de punir o erro, nós vamos incentivar quem faz direito. Finalmente uma árvore vai ter mais valor em pé do que no chão”.

O presidente do Serpro, Gileno Barreto, também participou do painel e reforçou como o digital é um dos grandes vetores para o crescimento verde. “Estamos ajudando o Ministério do Meio Ambiente com uma série de plataformas. Bem recentemente implementamos o DOF rastreabilidade, o documento digital de origem florestal. Estamos mudando a lógica de que todo mundo é desonesto. Estamos privilegiando a autodeclaração, a honestidade e a hombridade das pessoas e das empresas perante o estado”, reforçou.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, elogiou as inciativas do Ministério da Economia na transformação digital de serviços públicos que estão sendo destaque internacionalmente. “Não poderia faltar esse tema do digital neste evento. Eu pude apresentar na reunião sobre meio ambiente com a OCDE os quase 80% de serviços que já temos digitalizados, os mais de 120 milhões de pessoas cadastradas na plataforma e que somos o 7º governo em maturidade digital. Nesse tema, estamos muito avançados”, enfatizou.

Congresso Mercado Global de Carbono

O Congresso, realizado entre os dias 18 e 20 de maio, foi promovido pelo Banco do Brasil e Petrobras, com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Central do Brasil.

O evento teve por objetivo conectar lideranças de diferentes segmentos e públicos brasileiros em torno do tema Mercado de Crédito de Carbono Brasileiro e Global, de acordo com os resultados apresentados na 26ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre o Clima (COP 26).

Por Portal Novo Norte

SEM COMENTÁRIOS