Início Notícias Economia Governo do RJ inaugura sala do Centro de Excelência em Fertilizantes no...

Governo do RJ inaugura sala do Centro de Excelência em Fertilizantes no Parque Tecnológico da UFRJ

0
547

O governo do estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quarta-feira (17/04), no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a sala do Centro de Excelência em Fertilizantes. A instalação faz parte do convênio assinado entre a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e a UFRJ, em dezembro de 2023, e marca o início do projeto de detalhamento do Centro de Excelência em Fertilizantes, considerado um dos pilares do Plano Nacional de Fertilizantes, do governo federal, para reduzir a importação do insumo.

– O Estado do Rio de Janeiro não quer ser apenas produtor de insumos agrícolas. Quer ser o centro da inovação para este tema no país, com a instalação do Centro Nacional de Excelência em Fertilizantes no Parque Tecnológico da UFRJ. O Rio de Janeiro não entra como um grande produtor do agronegócio, mas um grande produtor de tecnologias para o agronegócio – afirma o governador Cláudio Castro.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, o Centro de Excelência contará com a privilegiada rede acadêmica de pesquisa e inovação do estado.

– Pelo grande número de universidades, instituições de pesquisa, ciência e tecnologia presentes no estado, o Rio de Janeiro desponta, no cenário nacional, como um importante destino para novas empresas, capazes de estabelecer novos patamares de inovação para o agronegócio, para a sustentabilidade agro ambiental e para o desenvolvimento econômico regional – destaca o secretário.

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado do país a contar com uma Lei Estadual de Fertilizantes (Lei 9.716/22), sancionada em 2022 pelo governador Cláudio Castro, que institui um Plano Estadual de Fertilizantes e Biofertilizantes, e prevê uma Política Especial Tributária para o setor, de forma a atrair investimentos previstos no Plano Nacional de Fertilizantes.

SEM COMENTÁRIOS