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Força Aérea Brasileira passa a contar com identificação militar na plataforma GOV.BR

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A nova funcionalidade, gratuita no aplicativo GOV.BR, tem validade em todo o território nacional e está disponível para os sistemas iOS ou Android

Os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) agora têm acesso à identificação militar na plataforma de relacionamento do governo federal com o cidadão – o GOV.BR. Com essa nova funcionalidade, esse público consegue acessar os dados da Identidade Militar Digital pelo celular nos aeroportos e em quaisquer outros lugares. A inovação está disponível para os sistemas iOS e Android e tem validade em todo o país. Com ela, também será possível reunir outros documentos de identificação do usuário, como CPF e Carteira Digital de Trânsito.

Com o uso do reconhecimento facial no aplicativo GOV.BR, a nova funcionalidade permite centralizar informações relevantes sobre o militar e seus dependentes. Esse avanço é resultado do trabalho conjunto da FAB com as equipes do programa Startup GOV.BR, lançado há um ano pelo Ministério da Economia para impulsionar ainda mais a digitalização de serviços públicos federais e expandir os benefícios a um maior número de usuários. Por intermédio do programa, equipes multidisciplinares passam a atuar em áreas prioritárias na transformação digital do governo, como Previdência, Saúde, Educação, Meio ambiente, Agricultura e Pecuária, além das Forças Armadas.

“O GOV.BR combate a burocracia, através da transformação digital do Estado, levando à melhoria estrutural da Administração Pública”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “No GOV.BR, pretendemos continuar trabalhando de forma coordenada para simplificar, facilitar e agilizar cada vez mais a vida do cidadão, ajudando a ampliar a oferta de serviços públicos digitais”, complementa. Hoje, dos 4.900 serviços do governo brasileiro, 75% são digitalizados.

Na cerimônia de lançamento, nesta terça-feira (10/5), o comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, destacou que a FAB preza pela modernidade. “Estamos vivendo uma era marcada pela conexão em tempo real, de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Não podemos fugir da evolução e muito menos nos negar a melhorar com ela. A Identidade Militar Digital não é apenas uma forma de diminuir a burocracia, é uma melhor formalização dos fluxos econômicos e uma maneira de auxiliar interações sensíveis que necessitam de um alto nível de confiança”, declarou.

A recém-lançada funcionalidade possibilita que as seções de administração de efetivo de cada organização militar atuem com um padrão de informação em seus bancos de dados – inovação que oferece praticidade e segurança aos militares.

Mais segurança, praticidade e agilidade

A Identidade Militar Digital propicia uma série de benefícios aos usuários, como segurança, ao garantir maior sigilo do status profissional e a opção de não portar os documentos físicos; praticidade na emissão de segunda via em caso de perda ou roubo; agilidade na identificação de possíveis fraudes em todo o país; e a possibilidade de acessar serviços públicos, como prova de vida, entre outros.

A implantação da Identidade Digital de militares da Aeronáutica atende ao Decreto nº 10.900, de 17 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o Serviço de Identificação do Cidadão e a governança da identificação das pessoas naturais no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

Como usar o aplicativo GOV.BR

É preciso baixar o aplicativo GOV.BR pela loja do sistema operacional do celular (Apple Store ou Play Store), abrir, clicar em ‘Adicionar Identidade’, concordar com os termos de uso e seguir os passos. A plataforma vai solicitar o reconhecimento facial e a criação de uma senha para gerar o documento digital. Além disso, o aplicativo só reconhece as informações de identificação do militar que já emitiu a carteira em policarbonato, por conta da digitalização dos dados.

O sistema também exige uma revalidação do documento por meio de um processo de autenticação obrigatório a cada 12 meses no aplicativo. O registro de identificação vencido precisa ser renovado antes de ser incorporado no app. 

Por Portal Novo Norte

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