Cidade Universitária fixa Macaé como Cidade do Saber e do Conhecimento - João Barreto/Arquivo Secom

A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, sediada no polo universitário, funcionará normalmente

A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgaram o calendário de recesso e informaram que vão retornar às aulas em agosto, quando começa o segundo semestre letivo para os cerca de 5.500 estudantes das três Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a Cidade Universitária de Macaé. No período do recesso acadêmico, a Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, sediada no polo universitário, funcionará normalmente, com as suas atividades administrativas.

A diretora da FeMASS, Cláudia Leite, informou que a faculdade municipal terá aulas até sexta-feira (12), retornando no dia 8 de agosto; o diretor da UFF, Daniel Arruda Nascimento, disse que as aulas do primeiro semestre já foram encerradas e o recesso administrativo começa no dia 22, com retorno das atividades em 12 de agosto; e, conforme a Secretaria Acadêmica de Graduação da UFRJ, a universidade para dia 12 e retorna em 5 de agosto. O calendário da UFRJ é diferente para o curso de Medicina, que entrou de recesso antes porque iniciou o ano letivo também antes, e a volta às aulas será no dia 22 de julho.

O Pré-Vestibular Social, da Prefeitura de Macaé, inicia o recesso no dia 15 e retorna às aulas na terça-feira (30 de julho) porque na segunda é feriado pelo aniversário de Macaé. Como são três IES diferentes – uma municipal e duas federais – cada uma faz o seu calendário acadêmico. Todos os cursos de graduação são gratuitos na Cidade Universitária de Macaé.

A FeMASS oferece os cursos de Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática. A UFF, Direito, Ciências Contábeis e Administração; e a UFRJ oferece os seguintes cursos: Medicina; Enfermagem e Obstetrícia; Química (bacharelado e licenciatura); Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Farmácia; Nutrição; Engenharias Civil, Mecânica e de Produção.

A Cidade Universitária é um modelo de educação superior na região, sendo o município de Macaé referência como “Cidade do Saber e do Conhecimento”, onde os alunos têm, gratuitamente, formação integrada desde a Educação Básica ao Ensino Superior completo.

A UFF e a UFRJ funcionam na Cidade Universitária por meio de convênio com a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.