Início Caderno Dois Espetáculo infanto-juvenil movimenta o Teatro Sesi Macaé

Espetáculo infanto-juvenil movimenta o Teatro Sesi Macaé

0
840

Merece ressaltar que o texto, de autoria de Ana Maria Machado, completou 35 anos de publicação em 2017 sem nunca ter sido adaptado para o teatro no Brasil. Para celebrar a data, a Cia. Cerne decidiu produzir a primeira montagem da obra.

O Teatro Sesi Macaé apresenta a peça ‘Era Uma Vez Um Tirano’, nesta sexta-feira (5), a partir das 16h

Clássico da literatura infanto-juvenil produzida no Brasil entra em cena no Teatro Sesi Macaé. Trata-se da peça ‘Era Uma Vez Um Tirano’, que acontece nesta sexta-feira (5) a partir das 16h, prometendo uma tarde de muita alegria e diversão para o público macaense. O espetáculo narra a história de um país cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. A classificação etária é livre.

Merece ressaltar que o texto, de autoria de Ana Maria Machado, completou 35 anos de publicação em 2017 sem nunca ter sido adaptado para o teatro no Brasil. Para celebrar a data, a Cia. Cerne decidiu produzir a primeira montagem da obra.

Os ingressos para a peça infantil custam R$ 12,00 (inteira) e a classificação é livre. O Teatro Sesi Macaé fica na Alameda Etelvino Gomes, 155 (Bairro Riviera Fluminense).

‘Era uma vez um Tirano’

Em 2017, ‘Era uma vez um Tirano’, de Ana Maria Machado, completou 35 anos de publicação sem nunca ter sido adaptado para o teatro no Brasil. Para celebrar a data, a Cia. Cerne decidiu produzir sua primeira montagem. Com o espetáculo ‘Era uma vez um Tirano, a cia. objetiva fomentar a discussão sobre as possibilidades de um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sócio-políticas.

A montagem é um clássico da literatura infanto-juvenil produzida no Brasil e narra a história de um país cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. Em tempos em que vozes se levantam clamando por intervenção militar, é imperioso lembrar o quão difícil e perigoso é viver sem liberdade.

A companhia mantém o caráter universal proposto na obra original, pois, infelizmente, em todo o mundo e em toda época, há os Tiranos que usurpam direitos de seu povo. Uma história sobre sonhos e liberdade, contada com humor, música ao vivo, coreografias e muita emoção, atingindo não apenas crianças, mas todas as faixas etárias.

Em um país colorido, não se sabe se pertinho ou muito longe daqui, as pessoas viviam felizes. Até que um dia apareceu um certo tirano que resolveu mudar tudo. Reclamou das cores, das estrelas; proibiu ideias. O país tornou-se cinza e triste. Mas três crianças, imbuídas de muita imaginação e ideias, resolvem enfrentar o Tirano, resgatar as cores e a alegria daquela gente.

Cia. Cerne

Fundada em 2013 na Baixada Fluminense (RJ), a Cia. Cerne se consolida como uma das principais companhias da região. Tendo participado de festivais como Festivale (São José dos Campos – SP), FESTE (Pindamonhangaba – SP), e Encontrarte (Nova Iguaçu, RJ), já recebeu mais de 50 prêmios, incluindo 11 prêmios de melhor espetáculo, 9 prêmios de melhor direção e 14 prêmios de atuação.

No Rio de Janeiro, passou por importantes espaços como Teatro Dulcina, Teatro Glauce Rocha, Teatro Maria Clara Machado, Teatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer, além de circular por unidades do SESC e do SESI. Contemplada por editais da Funarte e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi tema de pesquisa de mestrado no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Integra a Rede Baixada em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017 na categoria Inovação.

Ficha técnica

Texto Original: Ana Maria Machado
Texto Adaptado e Direção: Vinicius Baião
Elenco: Gabriela Estolano, Higor Nery, Juliana França, Leandro Fazolla, Mariana Amaral e VInicius Baião
Músico: Beto Gaspari
Figurino: Higor Nery e Leandro Fazolla
Cenografia: Leandro Fazolla
Maquiagem: Higor Nery
Iluminação: Ana Luzia De Simoni
Operação de Luz: Arthur Souza
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Beto Gaspari
Preparação Corporal e Coreografias: Marcio Paulo Vasconcellos
Preparação Vocal (Voz Falada): Felipe Valle
Preparação Vocal (Voz Cantada): Beto Gaspari
Produção Executiva: Stephany Lopez
Realização: Cia Cerne

SEM COMENTÁRIOS