Celebrando o encontro entre dois universos amados pelo público, o brilho da Broadway e a magia do cinema musical, o espetáculo “A Broadway Vai ao Cinema” chega ao palco do Teatro do Sindipetro. Apresentado pelo CAJU – Centro de Artes Juvêncio, o evento acontece na quarta e quinta (3 e 4 de dezembro), com sessões às 18h30 e 20h. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no Sympla.
Os números musicais incluem clássicos como Hairspray, Grease, Meninas Malvadas, Matilda, Wicked e O Rei do Show, reinterpretados pelos alunos. Segundo o diretor Raphael Almeida, a criação do espetáculo nasceu do desejo de aproximar o teatro musical do grande público. A ideia foi trabalhar músicas que já são reconhecidas e queridas. “Nem todo mundo tem acesso às obras de teatro musical, então a ideia foi entrar no gosto popular, tornando o espetáculo mais acessível pra quem for assistir”, explica.
O espetáculo foi pensado para agradar toda a família, oferecendo uma experiência leve, divertida e que promete emocionar Macaé. “O público pode esperar muita diversão, emoção, música, dança e muitas surpresas. Tudo foi preparado com muito afeto”, garante o diretor.
Com texto autoral e músicas que marcaram gerações, o espetáculo reúne alunos adolescentes e adultos do curso básico de teatro musical do CAJU, trazendo ao palco a força de jovens artistas que encontraram na arte um espaço de expressão, pertencimento e transformação. “Para muitos deles, é o primeiro contato com uma estrutura real de espetáculo. Ver os alunos experimentarem o frio na barriga, o desafio, a energia do palco… isso é especial demais.”, conta Raphael. No palco, esses artistas conduzem a plateia por uma viagem artística que conecta diferentes épocas, estilos e narrativas.
“A Broadway Vai ao Cinema” marca o nascimento do CAJU diante da cidade, apresentando sua primeira turma e reafirmando o propósito que move o projeto: promover formação artística, acolhimento e democratização do acesso à cultura, ocupando um lugar significativo na cena cultural local.
Apesar de ser um curso pago, o projeto nasce comprometido com responsabilidade social, oferecendo cotas integrais e construindo caminhos para que diferentes corpos, histórias e identidades tenham acesso à formação em canto, teatro e dança, como destaca a co-fundadora do curso, Sheila Juvêncio: “Valorizando o desenvolvimento humano tanto quanto a técnica, o CAJU se torna um espaço de diversidade, motivação e pertencimento, onde cada aluno é estimulado a descobrir e expandir suas potências.”
SINOPSE
O espetáculo apresenta um mosaico de cenas e números musicais que dialogam entre si por meio de um fio condutor: a celebração do musical no cinema. Através de coreografias envolventes, cenas dinâmicas e interpretações marcantes, os estudantes conduzem o público por histórias que falam de sonhos, identidade, amizade, força interior e superação. Cada número musical foi pensado para destacar as habilidades dos alunos e permitir que eles vivenciem a experiência completa do teatro musical — unindo técnica vocal, interpretação e movimento em um único corpo artístico.