Início Notícias Brasil Decisão do governo Lula de rejeitar auxílio do Uruguai durante tragédia no...

Decisão do governo Lula de rejeitar auxílio do Uruguai durante tragédia no RS pode ter tido motivação ideológica

0
304

“Recebemos a informação extraoficial de que o comando [operacional] no Rio Grande do Sul achou que não era necessário”, afirmou o secretário-executivo José Henrique Medeiros Pires.

A decisão do governo Lula de recusar a ajuda oferecida pelo Uruguai para resgatar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, levantou preocupações sobre possíveis motivações ideológicas por trás dessa postura. O país vizinho, cujo presidente é de direita, havia respondido ao pedido do governador Eduardo Leite, disponibilizando duas lanchas motorizadas, dois drones e um avião para auxiliar nas operações. O governo federal, no entanto, declinou a oferta, afirmando que os equipamentos não eram necessários no momento.

“Recebemos a informação extraoficial de que o comando [operacional] no Rio Grande do Sul achou que não era necessário”, afirmou o secretário-executivo José Henrique Medeiros Pires. O Ministério da Defesa justificou a recusa do avião uruguaio devido à falta de pistas adequadas para pouso em Porto Alegre, destacando que o Brasil dispõe do avião KC 390, que seria mais eficaz nas operações de transporte.

A decisão, que gerou indignação, ocorre em meio a um cenário de tragédia no Rio Grande do Sul, onde o resgate e apoio humanitário dependem de 243 embarcações e drones das Forças Armadas. Enquanto isso, a relação entre o Brasil e o Uruguai sempre foi caracterizada pela cooperação. Em 2020, o ex-presidente Jair Bolsonaro marcou presença na posse do presidente uruguaio Lacalle Pou, sinalizando um alinhamento entre os países em temas econômicos e comerciais. O governo Lula, no entanto, ao recusar a ajuda do Uruguai, mostrou que a ideologia pode ter influenciado suas ações, mesmo diante de uma catástrofe natural sem precedentes.

Por portal Novo Norte

SEM COMENTÁRIOS