O representante argentino no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Guillermo Francos, anunciou que deixará a instituição para integrar a equipe do Liberdade Avança, coalizão de Javier Milei para as eleições presidenciais da Argentina de 2023
Foi anunciado pelo representante argentino no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Guillermo Francos, que a instituição será deixada por ele para se integrar à equipe do Liberdade Avança, coalizão liderada por Javier Milei, nas eleições presidenciais de 2023 na Argentina. O primeiro lugar nas primárias nacionais já foi alcançado pelo candidato.
O cargo de diretor executivo para a Argentina e Haiti no BID é atualmente ocupado por Francos, que divulgou uma carta no domingo (20/08/2023) informando sua decisão de se afastar nos próximos dias, de modo a não perturbar nenhuma sensibilidade em um momento tão crucial. A proposta de Milei para integrar sua equipe de trabalho em caso de vitória nas eleições presidenciais foi recebida pelo economista, conforme informações da Bloomberg. “A equipe liderada por Javier Milei me atrai, pois visa a construção de uma Argentina moderna, desenvolvida, mais justa e digna, conforme Alberdi a imaginou”, afirmou Francos.
Antes de ingressar no BID em 2019, Franco ocupou cargos de destaque, incluindo a liderança do Wilobank, o banco digital fundado por Eduardo Eurnekian, além de um assento no conselho da Corporación América, a holding de Eurnekian, durante o período em que Milei atuava como economista-chefe.
Leia a declaração completa Guillermo Franco:
“Eu concordei em entrar para a equipe de Milei.
Tendo presente o oferecimento que Javier Milei me fez de integrar sua equipe de trabalho no caso de ser eleito Presidente da Nação, tendo decidido aceitá-lo e ocupando atualmente o cargo de Diretor Executivo para Argentina e Haiti no Banco Interamericano de Desenvolvimento, sendo ao mesmo tempo o Decano de seu Conselho de Administração, tomei a decisão de me afastar de tal função nos próximos dias para não afetar nenhuma sensibilidade em um momento tão crucial de nossa jovem democracia.
Agradeço a oportunidade que me foi dada de defender os interesses de nosso país e da América Latina e Caribe na mais importante Instituição de Desenvolvimento da região. Estou convencido de ter honrado essa confiança, como também estou convencido de aceitar trabalhar na equipe liderada por Javier Milei para construir uma Argentina liberal como Alberdi a imaginou: moderna, desenvolvida, mais justa e digna.
Guillermo Francos
Diretor executivo
Banco Interamericano de Desenvolvimento”