Início Caderno Dois Conferência ‘A Igreja e a Cidade’ atrai as atenções de fiéis

Conferência ‘A Igreja e a Cidade’ atrai as atenções de fiéis

0
1243

Banda Fronteira de Belo Horizonte

A Comunidade Batista de Macaé promove a Conferência ‘A Igreja e a Cidade’ neste sábado (24)

A Comunidade Batista de Macaé completa quatro anos de organização como igreja, totalizando cinco anos desde o seu primeiro culto público como congregação. A importante data é marcada pela quarta edição da Conferência ‘A Igreja e a Cidade’, que acontece neste sábado (24) no auditório da 2ª Igreja Batista de Macaé, das 9h30m às 22h, em parceria com Restore Brasil.

O objetivo desta conferência é refletir sobre a relação entre a igreja e a cidade. Merece ressaltar que a Comunidade Batista de Macaé tem como valores a inovação missional, o engajamento cultural e a centralidade do Evangelho, por isso é necessário essa análise constante sobre o papel do cristão e a sua relevância dentro da cidade de Macaé.

“Nós da Comunidade Batista de Macaé acreditamos que a igreja deve ser social e culturalmente relevante, a começar na comunidade local. Com esse ideal, foi criada a conferência A Igreja e a Cidade, realizada anualmente em Macaé, um evento sem fins lucrativos”, declarou o Pastor Sávio Simei, esclarecendo que cada participante é convidado a doar 1kg de alimento não perecível, que será distribuído para instituições de caridade de nossa cidade. “Essa é uma sugestão com a finalidade de servirmos instituições parceiras e que também têm desenvolvido estratégias de serviço e amor pela cidade”.

‘A Igreja e a Cidade’

O Pastor Sávio Simei, da Comunidade Batista de Macaé informa que a Conferência ‘A Igreja e a Cidade’ será ministrada pelos Pastores Guilherme Franco (Igreja A Ponte de Recife – PE); Eric Papp (Restore Brasil do Rio de Janeiro – RJ); Matheus Mota (Igreja Nova Jerusalém de Tamoios (RJ); Sávio Simei da Comunidade Batista de Macaé; Cristiano Gaspar, da Igreja do Redentor Rio de Janeiro (RJ), que vão abordar o tema ‘Lá Fora’.

“Nossos preletores são líderes de projetos, artistas, escritores e digital influencers cristãos, que de alguma forma têm tido relevância no aspecto cultural e social em suas cidades”, frisou o pastor, acrescentando que o público alvo do evento é a sociedade macaense em geral e de cidades da região interessados em assuntos como a interação entre evangelho, arte, cultura e impacto social. Durante o evento, haverá show inédito da banda Fronteira (Banda de Rock de Belo Horizonte), bem como do Marcos Almeida (Vocalista da banda Palavrantiga).

Outras informações podem ser obtidas atraves do telefone (22) 99928-6491 ou no Facebook: Comunidade Batista de Macae / Instagram: @cbmacae.

Reflexões

O evento enfoca reflexões sobre a influência da igreja no aspecto social, político, educacional e cultural. O Pastor Sávio ressalta que normalmente a postura da Igreja em relação a cidade é de hostilidade. Como se a cidade fosse um inimigo a ser combatido, ou a responsável pelas mazelas que a atinge e a Igreja como sendo o antídoto contra toda forma de injustiça. Com esse entendimento errado, a Igreja acaba por se isolar e criar uma subcultura de gueto, onde se faz basicamente a mesma coisa, mas sob um selo de autenticidade religioso. Uma postura arrogante e equivocada.

Tão perigosa quanto, é uma postura de achar que a cidade deve servir a instituição Igreja. Aqui a arrogância dá as mãos ao utilitarismo, pois valoriza-se a cidade à medida em que ela pode, em certo sentido, trazer benefícios. Há, contudo, outra forma de enxergar essa relação. Nesse sentido, definirmos bem os termos se torna fundamental.

“Logo, se a cidade compreende um coletivo de pessoas, entendemos que, como Igreja, é nosso dever amar a cidade, pois somos chamados pelo nosso Mestre Jesus a amarmos as pessoas. Como consequência disso, cremos que a melhor forma de demonstrar amor prático é por meio do serviço. Assim, concluímos que a Igreja existe para amar e servir a cidade. Por todo o relato bíblico vemos a preocupação e o cuidado de Deus em relação à cidade. Por sermos igreja, somos coparticipantes da missão de Deus. Essa missão não se limita a espaço geográfico, a um templo, a um dia da semana. Temos uma mensagem capaz de transformar indivíduos, uma comunidade, uma cidade. Mas o nosso envolvimento e o serviço às pessoas é o que nos garante o direito de sermos ouvidos”, concluiu o pastor.

Comunidade Batista de Macaé

A Comunidade Batista de Macaé foi organizada como igreja no dia 23 de agosto de 2014 e é liderada pelo Pastor Sávio Simei. A igreja se reúne no Condomínio San Diego (antigo Hotel Blue Tree Macaé – Rua Itaipu, 251, Vivendas da Lagoa) e tem como missão ser uma comunidade de discípulos de Jesus Cristo em missão no mundo, sinalizando o Reino de Deus através da proclamação do evangelho e na comunhão com Deus e com as pessoas. Mais informações pelo email: contato@cbmacae.com.br.

SEM COMENTÁRIOS