Início Opinião Concessão

Concessão

0
613

Aeroporto de Macaé

Uma nova empresa aérea, a Inframérica, já demonstra interesse em concorrer à concessão do Aeroporto de Macaé. Com atuação em grandes aeroportos do país, a companhia já fez estudos preliminares que viabilizam a construção de uma nova pista, atendendo não apenas ao transporte comercial, como de cargas. Assim como essa, outras três companhias do setor aéreo já visitaram a cidade, com objetivo de avaliar o potencial da base local.

Interesse

Falando nisso, ao que parece, o Aeroporto de Macaé desperta mais interesse das empresas do setor aéreo que o Aeroporto de Vitória, que também pertence ao bloco Sudeste da concessão promovida pelo governo federal. Além do potencial de voos domésticos e comerciais, a base macaense possui também uma grande demanda de exploração comercial do novo terminal de passageiros, que só será inaugurado após a finalização do processo de desestatização.

Visita

Candidato a governador do Estado, o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) estará em Macaé nesta quinta-feira (23), em agenda organizada pelo setor empresarial da cidade. A visita já estava sendo estudada desde o lançamento da campanha de Paes, que mesmo no DEM, possui fortes relações de lideranças que se debandaram do MDB. Por conta disso, ele deve se encontrar com o prefeito da cidade, que deixou a legenda emedebista no mês passado.

Apoio

E quem ganhará visibilidade e musculatura de campanha com a vinda de Paes é o vereador Welberth Rezende (PPS), candidato a deputado estadual abraçado por Comte Bittencourt, candidato a vice na chapa do ex-prefeito do Rio. Na semana passada, o vereador visitou uma série de comunidades em Niterói e São Gonçalo, áreas onde Comte sempre foi bem votado. Esse legado será abraçado pelo parlamentar que já se prepara para seguir para a Alerj.

Sucesso

Chico Machado (PSD) lançou oficialmente a sua campanha para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), reunindo cerca de duas mil pessoas no encontro realizado na segunda-feira (20). Lideranças como Ricardo Salgado (PSDC), candidato a deputado federal, e Christino Áureo (PP), que também concorre à vaga do Congresso, fizeram presença no palanque. Chico tentará conquistar a vaga na Alerj, onde ocupou cadeira de suplência neste ano.

Obras

As lideranças empresariais que participam do Repensar Macaé tentam agenda junto a superintendência do Aeroporto de Macaé com objetivo de acompanhar o andamento das obras de reforço da pista de pousos e decolagens. O foco é garantir que o projeto não sofra paralisações, por conta do processo eleitoral deste ano. Mais de R$ 25 milhões estão sendo aplicados no reforço da pista que poderá retomar voos comerciais.

Lixo

Mesmo com a instalação de containers destinados à coleta de lixo, implantado pela Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), o Calçadão da Avenida Rui Barbosa sofre com o descarte de materiais produzidos por lojas situadas no local. Em qualquer hora do dia, embalagens plásticas e de papelão são deixadas no local por onde circulam centenas de pessoas diariamente, criando assim um cenário que não ajuda em nada o comércio.

Turismo

A rede hoteleira da cidade prepara ações de marketing que visa apresentar Macaé como um destino turístico para famílias que desejam curtir o feriadão de 7 de Setembro próximo ao litoral. Com promoções de hospedagem, intercaladas com descontos em restaurantes parceiros, esses pacotes turísticos podem atrair a atenção de famílias que vivem na área do Grande Rio. Em tempos de crise, opções como Búzios e Cabo Frio ficam mais salgadas.

Vagas

A batalha por vagas públicas de estacionamentos na área central da cidade ainda dá dor de cabeça para motoristas que circulam por unidades de saúde privada, repartições públicas e no comércio. Quem pode pagar, acaba optando por estacionamentos privados, que chegam a cobrar R$ 6 por hora. Com o aumento da demanda, a prefeitura poderia estudar a ampliação das vagas exploradas pelo Rotativo, uma ação positiva para todos.

SEM COMENTÁRIOS