Mau estado de unidades da ESF e do serviço de ambulância foi constatado por vereadores
O mau estado de unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do serviço de ambulâncias foi constatado pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Macaé. As visitas dos vereadores, antes da sessão ordinária na última terça-feira (25), começaram pela Central 192, seguindo para o setor de transportes da prefeitura e para a oficina onde são reparados os veículos.
O relator da comissão, Márcio Bittencourt (MDB), afirmou que as viaturas são insuficientes para atender a população. “Temos apenas quatro que pertencem ao município e outras quatro alugadas junto ao Samu (Serviço de Assistência Móvel de Urgência, do Ministério da Saúde)”. Segundo ele, a cidade necessitaria de, pelo menos, 15 ambulâncias.
Márcio disse também que os veículos da prefeitura já estão com mais de 300 mil quilômetros rodados e constantemente precisam de reparos, o que prejudica ainda mais o socorro a emergências e ao transporte regular de pacientes.
Na ESF do Morro de São Jorge, os parlamentares encontraram paredes com infiltração e a geladeira quebrada, o que impede a conservação de vacinas, serviço que por isso não está sendo realizado.
Já na ESF de Botafogo, quando chove, as infiltrações põem em risco instalações elétricas e um aparelho de ar-condicionado. As geladeiras, apesar de relativamente novas, com três anos, já estão quebradas, assim como os trincos de algumas portas. Defeitos nos equipamentos do consultório odontológico interromperam a prestação do serviço há um ano.
Cristiano de Almeida Silveira (PTC), o Cristiano Gelinho, membro titular da comissão, também participou das visitas, além de Welberth Rezende (PPS), presidente, e Maxwell Vaz (SD).
As visitas às unidades de saúde continuarão todas às terças-feiras, antes das sessões. Na semana que vem, serão visitados os postos das Malvinas, Nova Esperança, Nova Holanda e Barra.