Governo Federal adiou atendimento presencial por conta da pandemia
O Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou para o próximo dia 3 de agosto o retorno do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 31 deste mês e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.
Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.
A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
A agência do INSS de Macaé respondeu que o atendimento remoto pode ser realizado através da Central Telefônica 135, de segundas à sábados, de 7h às 22 h, exceto feriados, de forma gratuita de telefones fixos e com tarifa local quando a ligação é efetuada de celular, ou ainda pelo site meu.inss.gov.br ou aplicativo MeuINSS.
As solicitações de serviços ou de orientações para retirada de dúvidas deverão ser realizadas, através dos meios de atendimento remoto acima descritos.
Já a agência de Casimiro de Abreu disse que foi adiado para agosto (sem data exata definida), e orienta que a população utilize os canais de atendimento remoto nesse período.