Iniciativa de responsabilidade social da Constellation incentiva criatividade e apresenta oportunidades do mercado offshore para jovens da região
Cerca de 230 alunos da Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes, localizada no distrito de Córrego do Ouro, em Macaé, participaram nos dias 7 e 8 deste mês do workshop no âmbito do projeto “Conectando Saberes ao Infinito”.
O encontro, promovido pela Constellation, líder em serviços de perfuração de poços de petróleo e gás offshore no Brasil, buscou incentivar a criatividade, estimular o protagonismo dos estudantes e apresentar perspectivas de carreira no setor.
Durante o evento, alunos do Ensino Médio tiveram uma visão geral do setor offshore, com foco nos principais aspectos do mercado de O&G. Em seguida, foram apresentados a ferramentas essenciais para o desenvolvimento de soluções ligadas aos temas de Sustentabilidade e Inovação, alinhadas ao Projeto Pedagógico da Escola, como metodologia de Design Thinking, fundamental na estruturação de ideias e projetos de forma criativa e colaborativa. Eles também vivenciaram uma experiência imersiva a bordo dos navios-sonda de perfuração da Constellation com óculos de realidade virtual 3D.
“Mais do que um projeto, essa é uma construção conjunta. A parceria com a escola reforça o nosso compromisso em gerar valor para a comunidade, aproximando o mundo corporativo do ambiente educacional e inspirando jovens a transformar o futuro”, destaca Gabriella Brancaccio, gerente de Sustentabilidade da Constellation.
Especialistas da companhia também mostraram como a sustentabilidade integra a estratégia corporativa, abordando temas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e diversidade e inclusão. Além disso, discutiram as oportunidades de carreira no mercado offshore, um dos pilares da economia local. Segundo projeções da Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro), da qual a Constellation faz parte, o setor pode gerar cerca de um milhão de empregos no Brasil nos próximos cinco anos.
“Essas atividades estimulam a inovação e o empreendedorismo, além de aproximar os estudantes do mercado de trabalho. A colaboração entre empresa, escola e comunidade é fundamental para fortalecer a educação e o desenvolvimento regional”, afirma Liomar Gonçalves, diretor da ETM Natálio Salvador Antunes.
A relação entre a Constellation e a ETM Natálio Salvador Antunes teve início em 2023, quando a empresa patrocinou a participação da SerraTec, equipe de robótica da instituição, em um torneio na Alemanha. Desde então, vem sendo ampliada com outras iniciativas, como a visita de alunas à Base Rio das Ostras da Constellation no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em 2024. No mês que vem, a companhia promoverá na escola uma Feira de Startups para os estudantes.