Início Notícias Cidade UFRJ e Macaé comemoram 40 anos de parceria

UFRJ e Macaé comemoram 40 anos de parceria

0
560

UFRJ recebe governo de Macaé para reunião | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Em encontro, Universidade homenageou a data e reafirmou compromissos com a cidade

Na última terça-feira (29/8), a UFRJ recebeu o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), para uma reunião na Reitoria, no campus Cidade Universitária. O encontro comemorou os 40 anos da presença da Universidade naquele município, iniciada com a criação do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem. A ocasião marcou ainda a reafirmação do compromisso da UFRJ com Macaé, bem como a disponibilidade da prefeitura em auxiliar no desenvolvimento da instituição.

Na abertura do evento, o reitor Roberto Medronho se disse honrado com a presença do prefeito e também com a do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna; da gestora da Secretaria de Educação, Leandra Lopes; e do vereador Luciano Diniz, entre outros membros da delegação. O prefeito se mostrou confiante com o futuro da parceria com a UFRJ.

“Do tamanho que for a vontade da UFRJ, vai ser a contrapartida do governo também”, afirmou o prefeito sobre os projetos de desenvolvimento do Centro Multidisciplinar de Macaé.

Macaé e UFRJ reafirmam parceria | Foto: Fábio Caffé (SCGOM/UFRJ)

A celebração de uma jornada

O professor Francisco Esteves abriu as apresentações contando a história do Nupem, inicialmente chamado de Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé, primeira organização da Federal do Rio de Janeiro a chegar a Macaé ainda na década de 1980. Traçando uma linha do tempo desde as primeiras instalações feitas em barracas de acampamento, avançou até os dias atuais, em que o Centro Multidisciplinar (CM) UFRJ – Macaé conta com dois prédios, oferece nove cursos de graduação, duas pós-graduações e diversas atividades de pesquisa e extensão.

Professor Francisco de Assis Esteves apresenta a história da UFRJ em Macaé | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Em seguida, o professor Irnak Barbosa apresentou à delegação de Macaé propostas de melhoria e desenvolvimento do CM UFRJ, visando tornar o polo um centro de referência em nível nacional e na América Latina. 

Em homenagem à longa trajetória de parceria entre a instituição e a cidade, o reitor entregou ao prefeito uma placa comemorativa, relembrando o início da ligação. “Estamos vivendo um momento histórico aqui”, celebrou o reitor.

Reitor Roberto Medronho entrega placa comemorativa ao prefeito de Macaé, Welberth Rezende | Foto: Fábio Caffé (SCGOM/UFRJ)

O encontro foi encerrado com fala da vice-reitora Cássia Turci, que agradeceu pela presença e a disponibilidade de todos os convidados. Ao todo, cerca de 30 pessoas compareceram ao evento, entre elas, pró-reitores, decanos e diretores de Centros.

*Sob supervisão de Victor França

Por Conexão UFRJ

SEM COMENTÁRIOS