Início Notícias Brasil Tem início, no Distrito de Santa Cruz, projeto de Simbiose Industrial

Tem início, no Distrito de Santa Cruz, projeto de Simbiose Industrial

0
253

Foto Divulgação

Iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, AEDIN e da organização dinamarquesa Kalundborg Symbiosis, tem como objetivo incentivar e organizar os programas de economia circular das empresas da região

Teve início, nesta quarta-feira (28/2), na sede da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN), o projeto de Simbiose Industrial do Distrito de Santa Cruz. A iniciativa, uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, AEDIN e da organização dinamarquesa Kalundborg Symbiosis, tem como objetivo incentivar e organizar os programas de economia circular das empresas da região.

– Com a parceria estamos fortalecendo o desenvolvimento econômico sustentável, fomentando uma indústria fluminense mais competitiva e inovadora, cada vez mais alinhadas com as práticas internacionais de economia circular, a partir do conceito de simbiose industrial – explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

A primeira reunião do projeto, financiado pela Agência de Energia do governo da Dinamarca, visou engajar as empresas a participarem das próximas etapas, compartilhando informações de seu processo produtivo e identificando oportunidades de simbiose no Distrito – promovendo a maior sustentabilidade e economia de recursos por todas as empresas participantes.

O projeto foi apresentado pelos representantes das organizações dinamarquesas “Kalundborg Symbiosis”, “Clean Cluster” e “Greennova Hub”, aos diretores das áreas de sustentabilidade e representantes das empresas que integram o comitê de meio ambiente da AEDIN.

–Todas têm a ganhar trabalhando juntos. Vamos ter conosco a experiência de um distrito industrial europeu, referência mundial em simbiose industrial, e a parceria muito importante do governo do estado – destacou o vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da Ternium, Pedro Teixeira.

O projeto é um piloto fruto de negociações há dois anos, conduzidas pela subsecretaria de Relações Internacionais da Casa Civil do Governo do Estado do Janeiro e os parceiros na Dinamarca. O evento contou com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (SEDEICS) e da AEDIN, e a presença da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e da Subsecretaria Adjunta de Relações Internacionais (SUBRI).

SEM COMENTÁRIOS