Nesta quarta-feira (14), dois presos, Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró
Em meio às críticas de leniência com o crime organizado, o governo Lula III tem a primeira fuga de presos de presídios federias da história.
Nesta quarta-feira (14), dois presos, Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, marcando a primeira fuga na história das cinco prisões federais sob gestão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Essa informação, inicialmente reportada pelo jornalista Bruno Giovanni, foi posteriormente confirmada oficialmente.
Nascimento e Mendonça, que antes estavam presos no Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre, até setembro de 2023, haviam sido transferidos para Mossoró. Eles deveriam permanecer na penitenciária de segurança máxima pelo prazo de dois anos, sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).
Em resposta à fuga, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou André Garcia, secretário nacional de Políticas Penais, a Mossoró e determinou à Polícia Federal a abertura de uma investigação para apurar as circunstâncias do ocorrido. Atualmente, operações da PF estão em andamento para recapturar os fugitivos.
A Secretaria Nacional de Políticas Penais destaca o sistema penitenciário federal como modelo de disciplina e procedimento, enfatizando que até então, não houve registros de fuga, rebelião ou entrada de materiais ilícitos, em conformidade com a Lei de Execuções Penais (LEP).
Por portal Novo Norte